O Município de Elvas convida todos os elvenses e visitantes a associarem-se às comemorações do 367.º aniversário da Batalha das Linhas de Elvas, que decorrem no próximo dia 14 de janeiro, feriado municipal, com um programa diversificado que presta homenagem a um dos momentos mais marcantes da História da cidade e do país.
O ponto alto das celebrações acontece na quarta-feira, 14 de janeiro, com o início do programa marcado para as 9h30, com o hastear das bandeiras nos Paços do Concelho, cerimónia que contará com a participação da Banda 14 de Janeiro.
Às 10h00, no Sítio dos Murtais, realiza-se a tradicional romagem ao Padrão Comemorativo da Batalha das Linhas de Elvas, seguida da cerimónia de Homenagem aos Mortos. Meia hora depois, pelas 10h30, tem lugar a romagem ao Túmulo do General André de Albuquerque Riba-Fria, no Convento de São Francisco.
As cerimónias militares e militarizadas decorrem na Praça da República, com início às 11h30, seguindo-se, pelas 12h00, o desfile das Forças em Parada, na Rua da Cadeia.
Este ano, em cumprimento das indicações do Exército para estas cerimónias, a parada militar apresenta-se com um formato diferente, mantendo, ainda assim, o simbolismo e solenidade que caracterizam esta efeméride.
O programa prossegue durante a tarde, com a celebração de um Te Deum de Acção de Graças, na Igreja da Sé, a partir das 18h00, com a participação do Coro Beato Aleixo Delgado, e presidido pelo Arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho.
As comemorações culminam pelas 21h30, com o Concerto da Orquestra Ligeira do Exército, no Auditório São Mateus. A entrada é gratuita, mediante reserva prévia de bilhetes no Posto de Turismo da Praça da República.
O Município de Elvas reforça o convite a toda a população para participar nestas celebrações, que afirmam a identidade histórica da cidade e honram os que contribuíram para a defesa da independência nacional.













There are no comments for this post yet.
Be the first to comment. Click here.