O Conselho Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) reuniu, pela primeira vez em 2026, na passada quinta-feira, dia 8 de janeiro, na Biblioteca Municipal José Saramago, em Avis.
A reunião ficou marcada pela presença de Ricardo Pinheiro, candidato único às eleições da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDR Alentejo), que apresentou, antes da ordem de trabalhos, as linhas mestras do seu programa aos autarcas da região. O candidato sublinhou a ambição de um mandato assente numa relação de proximidade com todos os autarcas do Alentejo, com o objetivo de melhorar os indicadores regionais através da captação de investimento e da valorização do potencial endógeno do território.


No Alto Alentejo foram identificadas várias áreas prioritárias que necessitam de reforço, bem como projetos estruturantes a iniciar ou concluir, destacando-se o Empreendimento de Aproveitamento Hidráulico de Fins Múltiplos do Crato, a Barragem do Pisão e a construção da autoestrada para a capital de distrito, Portalegre, considerada uma acessibilidade essencial para o desenvolvimento integrado do território.
No domínio da cultura, foi aprovada a candidatura ao Programa de Autorização de Residência para Investimento – Área e Cultura, para o período 2026-2030, a apresentar ao Gabinete de Estratégia, Planeamento e Avaliações Culturais. Esta candidatura insere-se numa estratégia intermunicipal da CIMAA que visa o reforço de uma programação cultural estruturada, descentralizada e com projeção nacional e internacional, abrangendo os 15 municípios do Alto Alentejo, incluindo programação artística, cinematográfica e audiovisual.
Na área da educação, foi igualmente autorizada a abertura do procedimento de contratação pública do programa Educar com Arte, uma iniciativa promovida pela CIMAA que pretende reforçar a presença das artes, da cultura e da criatividade nas escolas da região, em articulação com os currículos educativos e os projetos educativos de cada agrupamento.
Durante a reunião, os autarcas foram ainda informados sobre o ponto de situação dos serviços prestados pelo Sistema Intermunicipal de Metrologia ao longo de 2025, que registou 94 intervenções em entidades e a aprovação de 235 Instrumentos de Pesagem Não Automáticos (IPNA).











There are no comments for this post yet.
Be the first to comment. Click here.