ActualRegional
24 Junho, 2017

Elvas recebe 1ª Cimeira Mundial de Turismo Militar em 2018

A apresentação da 1ª Cimeira Mundial de Turismo Militar, intitulada “Military Tourism World Summit 2018″, teve lugar na tarde de sexta-feira, dia 23 de junho, na Praça da República, com a presença do secretário de Estado da Defesa Nacional, Marcos Perestrello.

Este evento internacional, inédito em Portugal e direcionado para o turismo militar, foi apresentado com diversos momentos, nomeadamente a apresentação videográfica da cimeira, exposição de equipamentos militares históricos e contemporâneos; apresentação do trabalho dos alunos da Escola Secundária D. Sancho II, de Elvas, premiado no concurso “Mentes Brilhantes para o Turismo Militar”, com o tema “Elvas: Empreendedorismo e Património Militar” e ainda um momento de animação, com a atuação do grupo elvense Bomb’Alen.

Nuno Mocinha: “Vai ser um grande evento internacional no nosso País”

O presidente da Câmara Municipal de Elvas, Nuno Mocinha, afirmou que receber este evento é “uma responsabilidade e um desafio. A responsabilidade deriva da confiança que em nós foi depositada, enquanto o desafio que temos diante de nós obriga-nos a dar o melhor em termos de organização”.

Para o autarca de Elvas, “no que diz respeito à importância no âmbito do turismo histórico-militar, tem uma posição de relevo, no plano nacional e no meio internacional”, acrescentando que esta cimeira “vai ser um grande evento internacional no nosso País, com a garantia da vinda, até à nossa cidade, de investigadores, empresários, associações e visitantes de vários partes do mundo, para desenvolver projetos e soluções de exploração turística de locais recheados de cultura e história militares”.

No plano do turismo, o presidente da Câmara salientou os diversos investimentos feitos para atrair cada vez mais turistas e visitantes à cidade, sendo o mais recente a possibilidade dos autocarros poderem subir à Parada do Castelo e o Centro de Atendimento ao Turista.

Marcos Perestrello: “Quando falamos de turismo militar pensamos em Elvas”

Marcos Perestrello, secretário de Estado da Defesa Nacional, começou por salientar “o caráter inspirador desta cerimónia de apresentação desta cimeira mundial de turismo, que, em boa hora, o Município de Elvas decidiu organizar no próximo ano”.

Neste âmbito salientou o concurso nacional, ao qual também se associaram os jovens de Elvas, “e esta flor que nos ofereceram simboliza a generosidade com que a juventude se entregou a este projeto. O turismo tem sido, como todos sabemos, responsável por um importante impulso no desenvolvimento económico do país nos últimos anos, e pode ser responsável por um desenvolvimento económico ainda maior nos próximos anos, pode sobretudo ser, se for pensado, estruturado, organizado, uma forma de desenvolvimento económico equilibrado do território do país”, sublinhou.

Além disso, o governante, sobre a escolha de Elvas para esta cimeira inédita em Portugal, afirmou que, “quando falamos de turismo militar, que cidade melhor para se pensar, na sua componente patrimonial, histórica, sentimental e emocional, que cidade melhor ligada à história de Portugal, à história militar de Portugal, do que esta cidade-quartel de Elvas, que durante tantos séculos protegeu o Alentejo e Portugal”.

A anteceder esta apresentação, foi assinado, no salão nobre dos Paços do Concelho, o Memorando de Entendimento da Cimeira Mundial de Turismo Militar.

 

About this author

0 comments

There are no comments for this post yet.

Be the first to comment. Click here.