ActualRegional
29 Dezembro, 2020

Elvas: Profissionais de Saúde começam hoje a ser vacinados

A primeira fase de vacinação contra a Covid 19 tem início esta terça feira, 29 de dezembro, no Hospital de Santa Luzia, em Elvas.

Os primeiros a serem vacinados são os profissionais de saúde daquela unidade hospitalar da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano.

O primeiro lote de vacinas chegou ao Hospital de Elvas ao início da noite de ontem, segunda feira, numa operação policial conjunta entre a Guarda Nacional Republicana e a Polícia de Segurança Pública.

O Hospital do Espírito Santo de Évora e o Centro Hospitalar Universitário do Algarve começam esta terça-feira a vacinar os profissionais de saúde contra a covid-19. 

O primeiro lote de vacinas contra a COVID-19 chegou no passado sábado, dia 26, a Portugal, para ser distribuído pelos hospitais, onde a vacinação arrancou no domingo, dia 27 de dezembro.

A vacina é administrada em duas doses, com o intervalo de 21 dias, no músculo do braço. Para o esquema vacinal ficar completo, a segunda dose tem que ser da vacina da mesma marca.

Se tiver sintomas, como febre, tosse, dificuldade em respirar ou alterações do paladar e do olfato, não deve ser vacinado e deve ligar para a linha SNS 24. 

Depois de ser vacinado, deve esperar no local pelo menos 30 minutos. As reações alérgicas graves à vacina são muito raras e surgem, geralmente, pouco tempo após a administração.

Na maior parte das vezes, as reações adversas às vacinas são ligeiras e desaparecem alguns dias após a vacinação. Com esta vacina pode surgir dor ou inchaço no local da injeção, fadiga, dor de cabeça, dores musculares, dor nas articulações ou febre.

Caso os sintomas persistam ou se surgir uma reação que o preocupa, deve contactar o seu médico assistente ou ligar para o SNS 24.

Se tiver história de hipersensibilidade à substância ativa da vacina ou a qualquer um dos excipientes, ou reação anafilática a uma dose anterior da vacina, deve aconselhar-se com o seu médico.

Lembre-se que a vacina é segura e não causa COVID-19.

Saiba mais: https://covid19.min-saude.pt/wp-content/uploads/2020/12/Folheto-informativo-Vacina.jpeg

About this author

0 comments

There are no comments for this post yet.

Be the first to comment. Click here.