O Movimento CÃvico por Elvas (MCPE) pediu uma reunião com o Presidente da Administração da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA).
Este encontro decorreu na passada quarta-feira, 1 de fevereiro, nas instalações do Hospital de Santa Luzia de Elvas (HSLE).
Foram apresentadas pelo MCPE, através do seu lÃder Rondão Almeida, diversas questões relacionadas com o funcionamento do Hospital e Centro de Saúde de Elvas.


Em comunicado, o MCPE fez o balanço do encontro.
“Desde a primeira hora o MCPE caminha lado a lado com os Elvenses. Ouvimos crÃticas, partilhamos problemas e constrangimentos. Identificamos, avaliamos e criamos mecanismos, para valorizar os anseios da população.
A saúde e a qualidade do “cuidar” está na ordem do dia no Concelho. O HSLE e o Centro de Saúde, são motivo de preocupação generalizada.
Foi feito o ponto da situação atual no que se refere:
-Ausência de manutenção do Hospital e Centro Saúde e respetivos espaços exteriores.
-Número reduzido de profissionais (médicos, fisioterapeutas, enfermeiros, auxiliares,
entre outros).
-Equipamentos obsoletos.
-Climatização e ventilação do Bloco operatório e serviços de internamento deficientes.
-Serviço de Urgência com instalações precárias.
-Unidade de cuidados diferenciados equipada, mas desativada.
-Distanciamento entre o Conselho de administração e o HSLE.
-Centro de saúde e extensões sem profissionais suficientes e com instalações capazes
de dar resposta.
Foi referido pelo presidente da ULSNA, Dr. Araújo, as dificuldades financeiras com que se debate a instituição para levar a cabo algumas obras.
Durante três horas, o MCPE confrontou o Conselho de administração da ULSNA com estes e outros temas que nos preocupam a todos.
Facilitámos o alinhamento do diálogo, apresentámos sugestões para resolver impasses e incertezas no garante da excelência dos cuidados de saúde.
Ouvimos propostas e promessas a serem anunciadas a 14 de março, data de aniversário do HSLE.
Foi reconhecido por ambas as partes, que só através dos fundos comunitários se poderão realizar as necessárias melhorias que foram detetadas para o melhor funcionamento do hospital.
O MCPE continuará atento e todas as situações que têm a ver com a melhoria das condições de vida dos elvenses, principalmente aos cuidados de saúde que todos merecemos”, refere em comunicado o MCPE.
There are no comments for this post yet.
Be the first to comment. Click here.