ActualRegional
4 Junho, 2020

Monforte: Gonçalo Lagem considera urgente a “abertura da dinâmica empresarial”

Gonçalo Lagem apresenta plano de ação para Monforte. 8 Milhões em obras.

O Presidente da Câmara Municipal de Monforte, Gonçalo Lagem, reconhece que o contágio pelo covid-19 continua “iminente”, mas é urgente “conciliar o cumprimento das regras e medidas de proteção e a consciencialização das pessoas com a abertura da dinâmica empresarial”.

Vamos ter que viver adaptados a esta nova realidade

Em carta aberta à população, publicada na sua página de Facebook, o autarca refere que “até existir uma vacina, ou uma terapêutica eficaz, poderá demorar muitos meses, ou até anos. Posto isto, só há uma alternativa. É a abertura da economia, a consciencialização das pessoas, a confiança nos estabelecimentos na desinfeção e segurança ( safe&clean, que o Turismo de Portugal e ERTAR estão a operacionalizar, mediante o cumprimento de determinados requisitos), a adoção de regras adaptadas a cada realidade e o rigoroso cumprimento das medidas por todos os cidadãos em cada situação específica. Porque sim…. vamos ter que viver adaptados a esta nova realidade”.

Gonçalo Lagem apresenta plano de ação para Monforte

Gonçalo Lagem anuncia nesta nota o conjunto de ações para dinamizar a economia local daquele concelho:

“No Concelho de Monforte, será assim que vamos fazer, de acordo com todas as disposições legais.
Além dos apoios que estamos agora a divulgar junto dos pequenos empresários do Concelho denominado 3 em 1. (Apoio efectivo aos empresários do Concelho, valorização em jeito de reconhecimento e gratidão a todos os que estiveram na linha da frente e a quem foram exigidos enormes sacrifícios, Funcionários da IPSS’s, Bombeiros Voluntários de Monforte, Funcionários do Centro de Saúde e GNR, estimulando o consumo local) e outros já em prática, abrimos hoje o espaço de mercados mensais de Monforte, assegurando também a realização das feiras anuais de Assumar e Vaiamonte.

8 Milhões em obras

Além das inúmeras obras que irão iniciar brevemente e outras já em curso:
Escola de Monforte- 5 Milhões de euros
Ampliação da Zona Industrial de Monforte- 600 mil euros
Centro de Recolha Animal- 150 mil euros
Requalificação dos Amarelos e instalação dos azulejos da Rainha Santa Isabel- 600 mil euros
Requalificação da Rua Luis de Camões e São João de Deus- 250 mil euros
Armazém de Fitofarmaceuticos- 13 mil euros
Requalificação do Polidesportivo de Vaiamonte- 120 mil euros
Passeio Pedonal na Zona Ribeirinha de acesso ao Bairro das Freiras em Vaiamonte- 155 mil euros
Passeio Pedonal em Santo Aleixo- 40 mil euros
Requalificação da Rua 25 de Abril em Santo Aleixo- 71 mil euros
Passeio Pedonal em Assumar- 130 mil euros.
Que totalizam aproximadamente 8 milhões de euros.
Onde não podemos perder a oportunidade e a mais valia que representam em termos da economia, porque estão mais pessoas no Concelho que consomem e investem no negócio local.

Piscina municipal descoberta abrirá ao público

Estamos também a preparar a abertura da piscina municipal descoberta, também esta com particularidades e exigências adaptadas à nova realidade que estamos a viver e que vamos continuar”.

Por último, o Presidente de Monforte afirma que “as palavras chave dos próximos tempos são: confiança, segurança, higiene, desinfeção, conforto e bem-estar, consciência e cumprimento. Não descurando nunca o alerta social. Mas também estímulo empresarial e oportunidade de negócio”.
“Aquilo que são problemas crónicos destes territórios, como o despovoamento, foi agora a grande vantagem em termos registado zero casos. Continua a depender de todos manter este registo.
Se…. entretanto…. surgirem casos, como é óbvio, recuaremos e voltamo-nos a adaptar.
Continuemos alerta, com cuidados redobrados, mas retomando a atividade com todas as regras, impostas pelas autoridades para não morrer da cura. Beneficiem o comércio local, os produtos nacionais e a oferta Concelhia.
Juntos, vamos ultrapassar!
Gonçalo Lagem”

About this author

0 comments

There are no comments for this post yet.

Be the first to comment. Click here.