ActualRegional
1 Novembro, 2016

Évora: População manifesta preocupações

Pelos Caminhos do Concelho - Ao Encontro das Populações na União de Freguesias da Malagueira e Horta das Figueiras.

Continuando a cumprir o objetivo traçado no início do mandato, concretizou-se no passado sábado, 29 de outubro, mais uma etapa de participação direta dos munícipes na gestão da atividade autárquica. Nas sedes das associações, da Junta de Freguesia, ou na rua, foram colocadas questões, discutidos problemas e apontadas soluções.

popuevora

Durante todo o dia, eleitos com pelouro e técnicos municipais deslocaram-se pelo Bairro da Srª. da Glória, Malagueira, Espadas, Alto dos Cucos, Escurinho e Cruz da Picada.  Visitaram as diversas associações locais e foram recebidos pelos respetivos dirigentes, que colocaram as suas questões específicas, partilharam preocupações e propuseram caminhos de solução.

Na sede do Grupo Cultural e Desportivo dos Bairros de Santa Maria e Fontanas teve lugar o encontro com os representantes das associações locais. O Presidente da Câmara convidou os presentes a apresentar as questões que tivessem, de forma franca e aberta, garantindo que todas teriam resposta, dependendo as soluções do nível de competências e da capacidade da Câmara Municipal.

Para concluir a jornada, teve lugar na sede da União de Freguesias, na Malagueira, o encontro com a população. O Presidente da Câmara deu conta da situação económico-financeira da Autarquia, referindo a recuperação que tem sido possível levar a cabo durante o presente mandato. Salientou o forte impulso que representa para a economia do concelho a instalação de empresas nas mais diversas áreas, com especial destaque para a criação do cluster aeronáutico em Évora, que só por si representa um investimento a rondar os 170 milhões de euros, com a criação de 964 postos de trabalho diretos. Referiu Carlos Pinto de Sá que este é o resultado do trabalho que tem sido feito na criação de condições que têm levado à atração de grandes empresas, algumas já instaladas e outras a caminho de Évora.

Os presentes, na maioria residentes na Malagueira, apresentaram diversos problemas relacionados com o bairro: higiene e limpeza, qualidade das linhas de água, melhoria dos espaços públicos, equipamentos, e sobretudo atenção para questões gerais da sua valorização.

O Presidente da União de Freguesias, José Russo, respondeu pontualmente aos munícipes, não deixando de referir o forte empenho da União de Freguesias, em colaboração com a Câmara, no trabalho da preservação e valorização do bairro.

A este propósito, Carlos Pinto de Sá garantiu que, aproveitando o 40º aniversário do início da sua construção, a Câmara assumia o compromisso de trabalhar durante o ano de 2017 no sentido da elaboração de um plano de recuperação e valorização da Malagueira, dando assim início à reversão da tendência que se tem vindo a verificar de degradação do bairro. A execução do plano não deixará de ser acompanhada por algumas intervenções pontuais mais prementes, na medida das possibilidades das Câmara.

 

 

 

 

About this author

0 comments

There are no comments for this post yet.

Be the first to comment. Click here.