ActualDesportoRegional
29 Abril, 2024

Elvas recebe Baja TT Dehesa Extremadura de 2 a 4 de maio

Os amantes do desporto motorizado vão poder assistir à oitava edição da Baja TT Dehesa Extremadura, em solo alentejano.

Assim, de 2 a 4 de maio (quinta a sábado próximos), a mítica prova espanhola terá, este ano, um troço cronometrado de 110 km, dos quais 60 vão ser disputados no Alto Alentejo, com partida na cidade de Elvas.

“No Alentejo há muita afficion nas competições de motos e carros”

Pedro Pecero

A organização pertence ao  Motor Club Villafranca, concretiza o seu compromisso de promoção dos laços desportivos entre os dois países ao longo da Raya.

Pedro Pecero, da organização, referiu na apresentação do evento, que decorreu na manhã desta segunda-feira, 29 de abril, nos Paços do Concelho de Elvas, que a Baja TT Dehesa Extremadura contará “para o campeonato mundial de motos; para o campeonato da europa em carros e para o campeonato espanhol, em ambas as modalidades”.

O mesmo responsável reconheceu que “no Alentejo há muita afficion nas competições de motos e carros”.

No dia 2 de maio, quinta-feira, o público pode acompanhar a chegada das motos à cidade de Elvas a partir das 8:30 da manhã (hora portuguesa), sendo que as mesmas têm partida agendada para as 10 horas.

Às 10:30 começam a chegar os carros e os mesmos têm partida agendada para as 14:30.

“Até às 17 horas há atividade competitiva para ver em Elvas”, assegurou o responsável.

Em Elvas, o público pode acompanhar o evento no Aqueduto da Amoreira, numa prova que vai reunir 170 equipas em prova.

“Grande prova internacional vai unir as duas cidades (Elvas e Badajoz)”

Juan Parejo

Por sua vez, Juan Parejo, do Ayuntamiento de Badajoz, considerou que “esta grande prova internacional vai unir as duas cidades (Elvas e Badajoz), estabelecendo uma relação comercial, turística, económica e gastronómica”.

O representante do Ayuntamiento referiu que se “prevê a afluência de cerca de três mil pessoas (visitantes)”, acreditando que a prova “venha, certamente, a superar as expetativas”.

“As pessoas têm de sentir a Eurocidade”

Rondão Almeida

Rondão Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Elvas, anfitriã do evento, lembrou que “pela primeira vez, esta prova atravessa a fronteira e vem até nós”.

O autarca recordou que em 2012 foi criada a Eurocidade (hoje denominada de Eurobec), dando assim origem “a uma unidade nesta microregião que tem agora um estatuto próprio”.

“Durante quase dez anos, a Eurocidade entrou numa paralisia”, contudo nas últimas eleições, “as três câmaras que integram o projeto (Elvas, Campo Maior e Badajoz) renovaram-se”.

Rondão defende que é necessário “mostrar aos pacenses, elvenses e campomaiorenses que têm aqui a Eurocidade e as pessoas têm de sentir isso (…) desde 2021 (ano em que tomou posse) até agora é isso que tenho feito, a levar a Eurocidade para a frente”.

O Presidente da Câmara de Elvas exemplificou os eventos que têm sido desenvolvidos nos últimos tempos e que têm fundamentado este espírito de cooperação, nomeadamente desportivo, no âmbito do Eurobec:

“Ao longo deste tempo temos feito este trabalho, através da prova GranFondo; Mundialito e agora a Baja”.

“Cada vez mais, estas três localidades têm de se sentir como uma só (…) criar laços entre as povoações”, disse.

Rondão Almeida fez nota de que a “Eurocidade já tem sede, localizada na fronteira, tem equipa a trabalhar e agora faltam as pessoas sentir a Eurobec”.

A Baja TT Dehesa Extremadura é uma prova, plenamente consolidada no calendário nacional e internacional, que terá o seu centro de operações na cidade de Badajoz e que pelo terceiro ano consecutivo será pontuada, em carros, para o Campeonato Europeu da FIA. Copa Baja Cross Country, bem como o Campeonato Espanhol de Rally Todo-Terreno, além da Copa do Mundo Baja e do Campeonato Espanhol Raid TT, em motos.

A prova terá início no dia 2 de maio com verificações técnicas e decorrerá nas paisagens da Extremadura até sábado, dia 4.

A Baja TT Dehesa Extremadura voltará a realizar-se em Alconchel, La Albuera, Villanueva del Fresno, Zahinos, Valencia del Mombuey, Oliva de la Frontera, Entrín, Corte de Peleas, Aldea de Retamar, Solana, Nogales, Almendral e Barcarrota.

About this author

0 comments

There are no comments for this post yet.

Be the first to comment. Click here.