A ministra da Cultura, Graça Fonseca visitou na manhã deste domingo, 7 de junho, a obra do Museu de Arqueologia e Etnografia, na antiga Manutenção Militar, na cidade de Elvas.
A empreitada, iniciada em meados de 2018 pretende criar o futuro Museu de Arqueologia e Etnografia de Elvas António Tomaz Pires.
O edifício da antiga Manutenção Militar está a ganhar uma nova vida com a requalificação deste espaço e posterior adaptação a núcleo museológico.


A governante teve oportunidade de verificar “in loco” como será a reabertura, como está a correr a obra e quais os objetivos de mais este projeto museológico na cidade Património Mundial.


Museu de Elvas deverá integrar Rede Nacional de Museus


Após a visita, Graça Fonseca deu os parabéns à autarquia de Elvas pelo trabalho aqui desenvolvido.


“Trata-se de um investimento com financiamento comunitário e vai ser, julgo eu, um equipamento muito importante neste território. Tive oportunidade de conhecer o projeto de museografia que está previsto e julgo que temos aqui uma oportunidade de fazer um trabalho conjunto entre este futuro museu e os museus de arqueologia e de etnologia em Lisboa, nomeadamente os Museus Nacionais de Arqueologia e Etnologia. Temos vindo a trabalhar no sentido de criar redes e circulação entre os museus nacionais e o museu de Elvas, como forma de promover a coesão territorial”.
Reabertura previsto até ao final do ano


Nuno Mocinha, Presidente da Câmara Municipal de Elvas, assegurou que este novo Museu de Arqueologia e Etnografia, na cidade, abre ao público até ao final do ano de 2020.


“Hoje tivemos a oportunidade de visitar as obras e a sua evolução. A senhora ministra também percebeu a importância da reabertura dos museus ao público, perante este cenário que vivemos. Hoje tivemos a boa notícia que existe a disponibilidade, em termos nacionais, de fazermos aqui parcerias que possam marcar um caminho até mais longo e que possa projetar o museu e as suas temáticas: arqueologia e etnografia”.











There are no comments for this post yet.
Be the first to comment. Click here.