Dezenas de pessoas ligadas ao setor da tauromaquia protestaram na manhã deste domingo, 7 de junho, em Elvas, aquando da chegada da Ministra da Cultura, Graça Fonseca a esta cidade.
A governante foi recebida com palavras de ordem, como “Respeito” e “Tauromaquia é Cultura”.


Após a interpelação dos manifestantes, Graça Fonseca, não acedeu a ouvir e conversar com o setor em protesto.
Luís Machado, cabo do Grupo de Forcados Amadores e Académicos de Elvas, e porta voz dos manifestantes, lamentou a atitude da governante.


“Defendemos a nossa atividade com orgulho”
“Percebemos hoje aqui, mais uma vez, qua a nossa luta não vai ser fácil, mas tem de continuar, ou seja, lutaremos por aquilo que é nosso, o património que nos foi deixado há anos e está na constituição, é legal e permitido. Temos de defender aquilo que é nosso com orgulho, tal e qual como fazemos dentro de praça, de maneira civilizada e tenho a certeza que mais tarde ou mais cedo esta ministra vai desocupar esta cadeira e a cultura vai continuar, assim como os touros”.
Ministra quer acabar com Tauromaquia
O setor acusa a ministra que pretender acabar com a atividade e, nomeadamente, os espetáculos tauromáquicos.
“A nossa luta não vai acabar só porque a senhora ministra não gosta e olha para o umbigo todos os dias e diz que a tauromaquia tem de acabar”.
Os protestantes ali presentes apontam o dedo à pasta da cultura por discriminar este setor em particular.


“Queremos regressar às Praças”
“Nós pretendemos regressar às praças, mas lembramos que a senhora ministra tinha dito que dia 1 de junho todos os espetáculos culturais iam voltar e, percebemos agora, que devido a uma incompatibilidade da DGS (Direção Geral de Saúde) e IGAC (Inspeção Geral das Atividades Culturais) o mesmo não se verificou. Houve discriminação”.
Luís Machado lembrou que no passado dia 1 de junho se realizou um espetáculo de música no Campo Pequeno com mais de 2000 pessoas, onde pelas fotografias se via, que apesar de estarem com máscara, não havia o distanciamento social de dois metros exigido pela Direção Geral de Saúde.
Sendo assim, “porque é que um espetáculo de toiros ao ar livre não se pode realizar?”, questionou.
Nesta manifestação participaram elementos dos Forcados Académicos de Elvas, Monforte, Arronches e empresários do setor da tauromaquia.
“Setor reabrirá quando as regras estiverem definidas”
Questionada sobre esta situação, Graça Fonseca, referiu que a seu tempo todos os setores reabrirão, incluindo a tauromaquia.
“O que sei é que a DGS com a IGAC e representantes do setor já fizeram o trabalho que é necessário fazer para definir as regras para a reabertura da atividade, por isso, a partir do momento em que estiverem definidas as regras entre o setor e as entidades competentes, as atividades podem reabrir. Veremos para a semana se a Direção Geral da Saúde publicará as regras, se publicar será como todos os outros setores, que abrirá de acordo com as regras da DGS”, esclareceu.












There are no comments for this post yet.
Be the first to comment. Click here.