ActualRegional
7 Junho, 2020

Obra “Extraordinária”, diz Ministra sobre Fortificações de Campo Maior

Abertura ao público deverá acontecer em outubro. Governante sugere Programação em rede com Forte da Graça.

A Ministra da Cultura, Graça Maria da Fonseca Caetano Gonçalves, visitou Campo Maior este domingo, 7 de junho, para acompanhar o desenvolvimento do projeto de requalificação da Fortificação Abaluartada.

A visita passou pelo futuro percurso interpretativo da Fortificação Abaluartada de Campo Maior; Meio Baluarte do Curral dos Coelhos; Quartéis e Meio Baluarte de Lisboa; Meio Baluarte de São Sebastião; Baluarte da Boavista e Capela de São Sebastião.

Intervenção Extraordinária

Desta forma, a governante teve oportunidade de ver no terreno o estado desta obra e as intervenções efetuadas, tendo admitido ter ficado agradavelmente surpreendida com os resultados que estão à vista e sugeriu partilha de uma rede de visitas entre esta renovada infraestrutura e o Forte da Graça, em Elvas.

Programação em rede com Forte da Graça

“É extraordinário o investimento que aqui foi feito e a recuperação deste espaço, não só pela sua importância de património cultural, mas também com as oportunidades que este espaço abre para a programação cultural, nomeadamente com espetáculos musicais e de teatro. É muito importante que consigamos fazer este cruzamento entre património e programação cultural. Aliás, deixava aqui o desafio ao senhor presidente da Câmara de que há aqui uma oportunidade que pode ser muito benéfica: a articulação entre estas fortificações e o Forte de Elvas precisamente para fazer programação em rede”.

Público poderá visitar requalificação a partir de outubro

João Muacho, Presidente da Câmara Municipal de Campo Maior, avançou que a abertura oficial ao público dos espaços requalificados s no património campomaiorense está para breve.

“As obras continuam a correr a bom ritmo, apesar das contingências que ocorreram e, na verdade, tudo indica que entre um ou dois meses, as obras de construção física destes espaços estejam praticamente concluídas para a visita do público. Ainda há conteúdos museológicos a instalar, mas prevemos que no seu todo possa estar concluída entre os meses de agosto e/ou setembro. Ou seja, a partir de outubro estou em crer que todos poderão visitar este espaço e desfrutar desta intervenção no património abaluartado, num investimento que ascende a 5 milhões e 200 mil euros, comparticipado pela União Europeia”.

About this author

0 comments

There are no comments for this post yet.

Be the first to comment. Click here.