ActualRegional
14 Janeiro, 2017

Elvas: 5 Milhões para o Património

As comemorações dos 358 anos da Batalha das Linhas de Elvas ficaram marcadas pela cerimónia de assinatura de financiamento a vários projetos, no valor de cerca de cinco milhões de euros.

O Ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques, marcou presença para a celebração das candidaturas aprovadas pelo Alentejo 2020, no âmbito do Património Natural e Cultural.

Pedro Marques: “O Governo está com Elvas”

“Uma vez mais a aposta na recuperação e valorização do património, porque essa tem sido a aposta estratégica da Câmara Municipal e é acompanhada pelo Governo e pelos Fundos Comunitários”.

Nuno Mocinha: “Elvas está de parabéns”

Para Nuno Mocinha, Presidente da Câmara Municipal de Elvas, o dia 14 de janeiro de 2017 constitui um estímulo.

“A atribuição destes fundos comunitários vem reforçar que estamos na estratégica certa (…) Elvas está de parabéns”.

Obras a desenvolver:

As candidaturas aprovadas incluem:

Requalificação e adaptação do Quartel do Assento a Museu de Arqueologia e Etnografia.

O objetivo passa por albergar o conjunto mais significativo do acervo proveniente das coleções do antigo Museu Arqueológico e Etnográfico António Tomaz Pires e do antigo Grémio da Lavoura de Elvas.

Investimento Total – 4. 438.399,94 euros

Comparticipação Feder – 3.328.799,96 euros

Adaptação da Casa dos Fornos a Reservas do MACE.

A intervenção pretende reabilitar o edifício (importante testemunho da arquitetura militar), transformando-o num espaço público onde se vão localizar as reservas de obras de arte do Museu de Arte Contemporânea de Elvas (MACE).

Investimento Total – 271.577,19 euros

Comparticipação Feder – 203.682,89 euros

Iluminação de 19 monumentos.

A candidatura tem como objetivo a iluminação cénica de vários Monumentos e Elementos Arquitetónicos, num total de 19, alguns deles classificados como Monumentos Nacionais e Imóveis de Interesse Público, com o intuito de melhorar a qualidade visual e restituir a dignidade a um património que é testemunho de um passado histórico.

Os 19 monumentos a iluminar são os seguintes:

– estátua de D. Sancho II (Praça D. Sancho II)

– Igreja do Salvador

– Igreja de Alcáçova

– Igreja de São João da Corujeira

– Igreja de São Pedro

– Igreja de São Domingos

– Igreja da Ordem Terceira de São Francisco (Terceiros)

– Pelourinho, Igreja das Domínicas e Arco do Dr. Santa Clara

– Igreja de São Francisco (Cemitério)

– Monumento aos Mortos da Grande Guerra

– Igreja da Senhora das Dores

– Convento de Santa Clara

– Arco do Mirandeiro

– Igreja da Misericórdia

– Guaritas do Baluarte de São João de Deus

– Estátua de D. Manuel I (Largo da Misericórdia)

– Torre Fernandina (Rua da Cadeia)

– Fonte de São Lourenço

– e Fonte da Misericórdia (Praça 25 de Abril)

Investimento Total – 275.648,28 euros

Comparticipação Feder – 206.736,21euros

Total do investimento – 4.985.625,41 euros.

Cerca de uma centena de colaboradores a caminho da Câmara

No seu discurso do 14 de janeiro, Nuno Mocinha fez o balanço do seu mandato e anunciou a abertura de novos concursos, a nível dos recursos humanos.

“Ao longo dos três primeiros anos deste mandato, o número de colaboradores da Câmara Municipal tem vindo a diminuir, a ponto de termos algumas dificuldades de recursos humanos em certas áreas.

Todavia, os Orçamentos Gerais do Estado dos últimos anos impediam que os Municípios contratassem pessoal.

O Orçamento deste ano já abre essa possibilidade e nós vamos tomar a medida de gestão mais aconselhável: por isso, os interessados devem estar atentos, pois em breve vão abrir concursos para admitir cerca de uma centena de pessoas, para colaborar com a Câmara Municipal e dar uma resposta às necessidades de mão-de-obra em certos setores”.

 

About this author

0 comments

There are no comments for this post yet.

Be the first to comment. Click here.