Eram cerca das 23:30 quando a eletricidade voltou a ser reposta na cidade de Elvas. Foram aproximadamente 12 horas que Elvas ficou sem luz, na sequência do apagão que afetou todo o país e a vizinha Espanha.
As causas que terão estado na origem deste episódio sem precedentes estão ainda a ser analisadas pelas entidades competentes.
Em caso de novo apagão siga as seguintes recomendações:
– ative o modo de poupança de todos os seus eletrodomésticos durante o apagão, para quando a luz voltar estes não sofram um choque;
– desligue os aparelhos da tomada para os proteger quando a eletricidade voltar, pois podem ocorrer picos de tensão que os danifiquem;
– como o regresso da eletricidade pode ser intermitente, não ande de elevador nos momentos que se seguem;
– aproveite a situação para carregar os seus aparelhos, como o telemóvel, para o caso de voltar a haver cortes de energia.
A falha de energia “pode avariar computadores, televisores, máquinas de lavar, entre outros aparelhos”, segundo alerta a Deco Proteste.
“O consumidor tem direito à indemnização dos danos patrimoniais e não patrimoniais resultantes do fornecimento de bens ou prestações de serviços defeituosos“, pode ler-se no artigo 12.º da lei de defesa do consumidor.
A CNN Portugal, que avançou com a notícia, recorda que a eletricidade é considerada um serviço público essencial e, por isso, existem mecanismos para proteger os consumidores, nomeadamente a “qualidade dos bens e serviços”.
Como reclamar?
“Por correio registado ou e-mail, uma reclamação por escrito serve de prova e pode ser decisiva para resolver o seu conflito. Identifique bem quem envia, o destinatário e a data, e exponha claramente os factos. Guarde cópias do envio”, recomenda a organização de defesa do consumidor.
Pode consultar aqui um exemplo de reclamação.













There are no comments for this post yet.
Be the first to comment. Click here.