ActualRegional
1 Março, 2020

Campo Maior disse “SIM” às Festas do Povo em 2020

Flores de Papel de 29 de agosto e 6 de setembro.

As Festas do Povo de Campo Maior realizam-se entre os dias 29 de agosto e 6 de setembro.

O anúncio oficial aconteceu na tarde deste domingo, 1 de março, no Centro Cultural daquela vila alentejana.

O povo de Campo Maior compareceu em peso e fez a festa, dando ovações e cantando ao som das pandeiretas e castanholas, as conhecidas “saias”, como sinal de alegria e entusiasmo para com a realização deste evento que não acontecia desde 2015.

Vanda Portela: “Vivam as Festas do Povo; Viva Campo Maior”

Vanda Portela, Presidente da Associação das Festas do Povo de Campo Maior, começou por anunciar que “o povo de Campo Maior disse: SIM à realização das Festas do Povo em 2020. Vivam as Festas do Povo; Viva Campo Maior”.

Vanda Portela explicou que “ouvimos a população que respondeu afirmativamente. A cor do papel vai voltar à vila entre 29 de agosto e 6 de setembro, sendo a noite da enramação a 28 de agosto”.

João Muacho: “Estas são as Festas do Povo”

João Muacho, Presidente da Câmara Municipal de Campo Maior, começou por agradecer aos campomaiorenses, considerando que “sem vocês este evento não era possível”, acrescentando que “a realização das festas é uma afirmação do povo de Campo Maior. A sua tradição maior, através da arte de fazer florir o papel. Não ficamos pelos ecos do passado. É uma tradição acarinhada no presente e com os olhos no futuro”.

Por tudo isto, o autarca considerou que “estas são as Festas do Povo”.

João Muacho afirmou que “neste momento estão inscritas 70 ruas e troços. É um número ligeiramente superior ao de igual período em 2015”.

“São quilómetros de ruas em túnel com flores de papel. O município já se encontra a trabalhar com a Associação e tudo faremos para que estas festas sejam as melhores de sempre”.

Ceia da Silva: Selo da Unesco chega em 2021

António Ceia da Silva, Presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, considerou que as Festas do Povo de Campo Maior “são o maior evento que se realiza no Alentejo, com expressão nacional e internacional, imprimindo uma dinâmica económica muito significativa em toda a região Alentejo e, inclusive, vizinha Extremadura espanhola”.

A candidatura das Festas do Povo a Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO só vai ser analisada e votada no ano de 2021.

A garantia foi mais uma vez dada por Ceia da Silva, que lembrou que o dossiê se encontra em Paris e que por a Unesco considerar que “existem demasiados bens europeus classificados”, a candidatura só “vai ser votada em 2021”.

Rui Nabeiro: “É o povo que manda”

O Comendador Rui Nabeiro é um entusiasta e forte apoiante das Festas do Povo de Campo Maior.

Desta forma, perante a população presente, afirmou que “é o povo que manda”.

O empresário recordou o ano de 1982 para lembrar que “foram as festas do povo que uniram os campomaiorenses nessa altura e fizemo-las com mais qualidade. Foram as nossas festas”.

Rui Nabeiro acrescentou que “nós gostamos de festas. As pessoas aqui têm as condições todas, e acima de tudo, o gosto de fazer bem e melhor. Obrigado por terem aceite”, disse emocionado.

As Festas do Povo são um evento centenário cuja concretização assenta no voluntariado e em números que impressionam: milhares de pessoas envolvidas, milhões de horas de trabalho, trinta toneladas de material (incluindo papel, madeira, cola, arame, entre outros ), vários quilómetros de ruas engalanadas e centenas de milhar de visitantes vindos de todo o país e não só.

About this author

0 comments

There are no comments for this post yet.

Be the first to comment. Click here.