O Dia Nacional dos Castelos foi assinalo em Elvas com a abertura ao público de uma exposição com trabalhos dos alunos de escolas do concelho sobre a monumentalidade e património classificado da cidade Património Mundial da Unesco, desde 2012.
O Castelo de Elvas, uma fortificação islâmica, foi o primeiro Monumento Nacional português, em 1906, a ser classificado.


Os alunos das escolas do concelho, através das Redes de Bibliotecas Escolares (RBE) foram desafiados a conhecer, sentir e a percecionar os monumentos locais, através de vários suportes, como sejam o desenho, formatos multimédia, música, escrita e arte, entre outros.
Foram escritas histórias sobre as vivências dos alunos desta descoberta intituladas “As nossas aventuras em Elvas”; foi produzida uma música e letra para o Forte da Graça; um vídeo sobe o Museu Militar, por exemplo.
No Agrupamento de Escolas nº 1 de Elvas, por exemplo, participaram na iniciativa 19 turmas, 322 alunos, 25 docentes, tendo sido realizadas 25 visitas.


Anabela Cartas, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Elvas, enalteceu a iniciativa que proporcionou aferir “o trabalho dos alunos, nomeadamente pelas mãos das crianças, o seu olhar da cidade onde vivem”, fazendo dos alunos “os embaixadores de Elvas, uma vez que ficaram a conhecer melhor o património existente”.


Por sua vez, Fátima Pina, da RBE, sublinhou que esta ação possibilitou “ligar as bibliotecas escolares do concelho de Elvas às histórias do Património local.












There are no comments for this post yet.
Be the first to comment. Click here.