A obra do Centro de Valorização e Transferência de Tecnologia (CVTT) prossegue no Instituto Nacional de Investigação Agrário e Veterinária (INIAV) Elvas, a antiga Estação de Melhoramento de Plantas.
O presidente da Câmara Municipal de Elvas, Nuno Mocinha, visitou o espaço, tendo sido acompanhado pelo diretor do INIAV Elvas, Benvindo Maçãs, e outros técnicos ligados à obra em curso.
Mais de sete milhões de euros


O Laboratório Colaborativo InnovPlantProtect (InPP) é uma associação privada sem fins lucrativos, criada em janeiro de 2019, constituÃda por iniciativa da Universidade Nova de Lisboa e que congrega 12 fundadores: INIAV, MunicÃpio de Elvas, Universidade de Évora, Syngenta Crop Protection, Bayer CropScience Portugal, Fertiprado, CEBAL, Casa do Arroz, ANPOC, ANPROMIS e FNOP.
O InPP conseguiu juntar mais de sete milhões de euros para a sua instalação e contratação dos seus colaboradores.
Obras para adaptação para instalação de laboratórios e infraestruturas modernas


Este Laboratório Colaborativo, cujas atividades e instalação se iniciaram em Janeiro de 2020, fica sedeado no piso térreo do edifÃcio principal do INIAV Elvas, que se encontra em obras para adaptação das condições à instalação de laboratórios e infraestruturas modernas. Provisoriamente, encontra-se instalado no primeiro andar do mesmo edifÃcio.Â
Missão: desenvolver biopesticidas inovadores para proteger as culturas mediterrânicas


O InPP tem com missão desenvolver biopesticidas inovadores para proteger as culturas mediterrânicas. Para cumprir esta missão, vão utilizar-se os mais modernos conhecimentos cientÃficos para, em colaboração com diferentes instituições interessadas, resolver os problemas que se colocam à agricultura mediterrânica, devido à redução da disponibilidade de princÃpios ativos e ao surgimento de novas pragas e doenças, para as quais não há soluções de prevenção e combate.
Produzir novos biopesticidas para pragas e doença
Neste contexto, o InPP tem como objetivos especÃficos produzir novos biopesticidas para pragas e doenças; novas variedades resistentes a pragas e doenças; novos métodos de monitoramento e diagnóstico e; novos métodos de análise de risco e aplicação de pesticidas.
Criar emprego altamente qualificado nas regiões menos povoadas do paÃs


Os Laboratórios Colaborativos têm como objetivo criar emprego altamente qualificado nas regiões menos povoadas do paÃs. O InPP tem, atualmente, contratados 38 pessoas, 16 das quais doutoradas, 17 mestres e cinco licenciados. Estas pessoas em conjunto têm as seguintes competências, disponÃveis para atingir os objetivos do InPP: Biologia molecular de plantas, fungos e bactérias patogénicos, e de pragas; BioquÃmica e Microbiologia; Biotecnologia e Melhoramento Molecular; Bioinformática e BioestatÃstica; Formulações e Nano e Microtecnologia; Desenvolvimento de Produtos; Sistemas de Informação Geográfica; Ciências da Computação e Inteligência Artificial e Gestão de Projetos e de Comunicação.
O InPP pretende colocar as suas competências ao serviço local, regional, e Internacional, estando a envidar esforços para integrar e acolher a sua equipa em Elvas. Atualmente, pese embora as limitações derivadas da pandemia e do confinamento, a maioria dos colaboradores vive já na cidade, estando disponÃveis para colaborar com as instituições locais, no âmbito das suas competências.
There are no comments for this post yet.
Be the first to comment. Click here.