O médico António Sarmento foi o primeiro profissional de saúde português a ser vacinado contra a covid-19 no Hospital de São João, no Porto, onde às 12:45 estavam vacinados 507 profissionais, num dia em que o objetivo são 2.125.
António Sarmento, diretor do serviço de doenças infecciosas do Hospital de São João, de 65 anos, deu o exemplo em frente a dezenas de câmaras e microfones de jornalistas e na presença da ministra da Saúde, Marta Temido.


São 25 os postos de vacinação pelos quais, ao longo do dia, vão passar quer os profissionais a vacinar, quer enfermeiros, num total de 40, que administram as doses de 0,3 mililitros de produto diluído em soro que demora cinco minutos a chegar da farmácia ao centro de ambulatório dentro de bolsas com proteção de luz e transportado em mala térmica para ser administrado à temperatura ambiente.
À semelhança de outros países da União Europeia, em Portugal a vacina é facultativa, gratuita e universal, sendo assegurada pelo Serviço Nacional de Saúde.
Os profissionais dos centros hospitalares universitários do Porto, Coimbra, Lisboa Norte e Lisboa Central são os primeiros a ser vacinados.
A pandemia de covid-19 já provocou mais de 1,7 milhões de mortos no mundo desde dezembro do ano passado, incluindo 6.619 em Portugal.












There are no comments for this post yet.
Be the first to comment. Click here.