ActualCulturaRegional
28 Junho, 2024

Elvas: Turismo aumentou cerca de mil por cento com a classificação de Património Mundial

Neste fim de semana, dias 29 e 30 de junho, há festa e concertos para comemorar doze anos da classificação de Elvas como Património da Humanidade pela UNESCO.

O “selo” Património da Humanidade, sublinha a autarquia, deu a Elvas a “oportunidade” de “ser conhecida no mundo” e “requalificar” o seu importante património.

Passados 12 anos da classificação, o Presidente da Câmara Municipal de Elvas, Rondão Almeida, lembra o que mudou:

“Duvido que haja alguma cidade do Alentejo, à exceção de Évora, que tenha 1200 camas na hotelaria; que tenha cerca de 3.000 cadeiras de restauração; que tenha mais do que 400 pessoas e a trabalharem nestes setores (restauração e hotelaria). Em 2011, antes de Elvas ser classificada, o número de visitantes cifrava-se nos 28 mil. O ano passado, em 2023, cifrou-se em 300 mil”.

Feitas as contas, pode falar-se de um aumento de visitantes em Elvas de 971,4%, ou seja muito perto dos mil por cento, entre 2011 e 2023.

Os números de turistas referenciados pela autarquia dizem respeito apenas aos visitantes que passam pelo Posto de Turismo da cidade. As suas proveniências são várias, embora o autarca dê particular destaque aos chineses e aos espanhóis.

“Hoje temos um grande orgulho em tirar fotografias desse património e promovê-lo. O que não acontecia no passado”

Rondão Almeida

Elvas investiu 45 milhões de euros na recuperação do seu património para obter o título de Património da Humanidade. Na altura, como agora, a preservação da história, através dos seus edifícios, continua a ser prioridade para o Município elvense:

“Recuperamos muralhas seiscentistas, fortes, fortins, entre outros, e está à vista de todos os elvenses e não é por acaso que hoje temos um grande orgulho em tirar fotografias desse património e promovê-lo. O que não acontecia no passado, tendo em conta o estado de degradação em que se encontrava”.

Ainda esta semana, o Município aprovou por unanimidade a abertura de concurso para segunda fase da empreitada de recuperação, conservação e valorização do Aqueduto da Amoreira e de reabilitação do Cine-Teatro Municipal de Elvas, num investimento de cerca de 4 milhões de euros.

About this author

0 comments

There are no comments for this post yet.

Be the first to comment. Click here.