Actual
25 Fevereiro, 2022

20 Mil Famílias Ucranianas já cruzaram a fronteira da Moldávia

Moldávia presta ajuda humanitária a refugiados Ucranianos.

Ao segundo dia do conflito bélico e evasão da Rússia no território Ucraniano, cerca de 20.000 pessoas já cruzaram a fronteira da Moldávia. A informação foi confirmada à Perspetiva pela deputada (PAS) moldava, Ângela Munteanu Pojoga.

São famílias inteiras que fogem em direção aos países vizinhos, como forma de salvar as suas vidas da invasão russa ao território ucraniano.

A mesma fonte confirma que cerca de 400 cidadãos ucranianos pediram asilo à Moldávia.

As imagens da fronteira entre a Ucrânia e Moldávia que chegam à nossa redação são bastante ilustrativas da situação de ajuda emergente que ali se vive.

A Moldávia refere que “nos pontos de passagem de fronteira com a Ucrânia há um aumento no fluxo de trânsito, as nossas instituições instalaram centros de triagem. Estamos a ajudar as pessoas que precisam do nosso apoio”.

Estamos prontos para acomodar dezenas de milhares de pessoas

“No momento, estamos prontos para acomodar dezenas de milhares de pessoas. Ao mesmo tempo, o governo está em constante contato com organizações internacionais e preparamos vários cenários caso tenhamos um fluxo maior de refugiados.

Acompanhamos atentamente a evolução da situação no país e na região. Estamos em contato com as autoridades dos estados vizinhos e com outros parceiros externos.

O pedido aos cidadãos é que todos sejamos compreensivos e prontos a ajudar uns aos outros. Apelo às autoridades da administração pública local para que também estejam disponíveis em serviço, e que trabalhem com as autoridades centrais, se necessário.

Todas as instituições estatais estão em alerta, existe um centro de gestão de crises. Nossa prioridade é manter as pessoas seguras”, assegura o governo Moldavo.

About this author

0 comments

There are no comments for this post yet.

Be the first to comment. Click here.