ActualRegional
7 Abril, 2021

Viu ninhos de vespas asiáticas? avise as autoridades, já!

CIMAA emite alerta à população do Alto Alentejo.

Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo – CIMAA alerta a população para avanço da vespa velutina, também conhecida por vespa asiática, neste território.

Assim, e na sequência da criação do grupo de trabalho restrito, foi reconhecida a necessidade de alertar a população para a identificação e reporte de avistamentos de vespas e ninhos, de forma a que se possa intervir o mais rápido possível.

Desta forma, quem avistar um ninho suspeito não o deve tentar destruir, mas sim alertar imediatamente a autoridade competente, que no Município de Elvas é a Proteção Civil.

Vespa velutina/asiática

A vespa velutina é uma espécie exótica invasora que é predadora natural das abelhas e de outros insetos, que pode vir a originar, a médio prazo, impactos significativos na biodiversidade, em particular nas espécies de abelhas e de vespas nativas e nas populações de outros insetos polinizadores e nos serviços dos ecossistemas que asseguram a polinização. Saliente-se que os ninhos desta vespa podem ser encontrados numa grande variedade de habitats: em áreas florestais naturais, em parques urbanos de grandes e pequenas dimensões ou no centro das cidades, mesmo que não existam quaisquer zonas verdes.

Os ninhos, quando encontrados, não devem ser destruídos. A população é alertada para não se aproximar destes ninhos e aconselhada a chamar de imediato as autoridades competentes.

No caso de encontrar um destes ninhos ou ter suspeitas que pertencem à vespa velutina deve contatar o serviço municipal de proteção civil do seu município ou ligar para a linha SOS Ambiente 808 200 520 (GNR – SEPNA).

About this author

0 comments

There are no comments for this post yet.

Be the first to comment. Click here.