ActualRegional
3 Junho, 2026

Lançada a primeira pedra da ampliação do Lar de Santa Eulália para criar mais 21 camas

A primeira pedra da obra de ampliação do Lar de Santa Eulália foi lançada esta quarta-feira, 3 de junho, numa cerimónia que assinalou o arranque de um investimento de cerca de 1,5 milhões de euros destinado a reforçar a resposta social à população idosa do concelho de Elvas.

O projeto foi apresentado pelo engenheiro da Câmara Municipal de Elvas, Cláudio Carapuça, que explicou que a nova construção funcionará como um “espelho” do edifício atualmente existente, embora com maiores dimensões em largura e comprimento.

A ampliação contará com cerca de 800 metros quadrados de nova construção e incluirá quartos individuais e duplos, todos com instalações sanitárias privativas, bem como um quarto com quatro camas destinado ao alojamento temporário de utentes do centro de dia que necessitem de recorrer ao espaço.

O novo edifício contemplará ainda um gabinete destinado a serviços de pedicure, massagens e cabeleireiro, um gabinete de apoio aos utentes do centro de dia, gabinete de enfermagem, instalações sanitárias para visitantes junto à sala de visitas e a ampliação da sala de pessoal, que passará a dispor também de instalações sanitárias próprias.

No exterior será criado um espaço pavimentado e protegido do sol e do vento, pensado para a realização de eventos e convívios, localizado entre o edifício atual e o novo bloco.

Atualmente, o Lar de Santa Eulália acolhe 46 utentes e emprega 26 funcionários. A instituição dispõe ainda de sete casas-apartamento para casais, que se encontram totalmente ocupadas.

Durante a cerimónia, o presidente da Câmara Municipal de Elvas, José Rondão Almeida, destacou a singularidade da instituição.

“É o melhor lar do nosso concelho, porque tem esta vertente de ter casas-apartamentos para casais”, afirmou.

A presidente da Comissão de Melhoramento de Elvas sublinhou que esta era uma intervenção há muito desejada pela instituição e revelou que os trabalhos deverão arrancar já na próxima semana.

Segundo a responsável, trata-se de uma obra importante não apenas para Santa Eulália, mas para toda a região, uma vez que a instituição é frequentemente procurada por utentes de vários concelhos devido à qualidade dos serviços prestados.

Na sua intervenção, José Rondão Almeida recordou a evolução da rede de equipamentos sociais no concelho, recuando a 1998, e lembrando que a Câmara Municipal construiu, em São Vicente, o primeiro lar no mundo rural.

“Na altura existiam poucos lares e grandes listas de espera, sobretudo nas freguesias rurais. Foi um investimento realizado sem apoio do Estado, apenas com recursos da autarquia”, recordou.

O autarca destacou que atualmente todas as freguesias do concelho dispõem de centro de dia e lar, referindo que o Lar de Santa Eulália, inaugurado em 2013, foi um dos últimos equipamentos a ser construído.

A ampliação agora iniciada permitirá criar mais 21 camas e reforçar a capacidade de resposta da instituição.

“Esta obra irá permitir ter mais 21 camas, mais 21 respostas e provavelmente mais meia dúzia de funcionários”, garantiu.

José Rondão Almeida anunciou ainda que os lares de Vila Fernando e de São Vicente deverão ser alvo de futuras intervenções, reafirmando a aposta do município na área social.

“Hoje é dia, mais uma vez, de investir na terceira idade”, concluiu.

A empreitada tem um prazo de execução de 450 dias e, segundo o presidente da Câmara Municipal, não faltarão recursos financeiros para assegurar a concretização da obra.

About this author

0 comments

There are no comments for this post yet.

Be the first to comment. Click here.