Quinze projetos com um investimento global superior a 2,3 milhões de euros, nas áreas do enoturismo, turismo de natureza e cycling foram aprovados para a região do Alentejo.
Ana Mendes Godinho, Secretária de Estado do Turismo, desloca-se na próxima segunda-feira, 21 de maio, ao Alentejo para proceder à assinatura de contratos de financiamento aprovados no âmbito do Programa Valorizar – Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior.
Estes projetos contam com uma comparticipação financeira pública de 1,7 milhões.
Em detalhe e no âmbito do enoturismo foram aprovados um projeto da Ervideira – que contempla a ampliação da adega com a construção de um “Pavilhão de Enoturismo” destinado a provas e comercialização de vinhos -, e outro da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana – que visa a criação de um Centro de Dinamização e Promoção dos Vinhos do Alentejo, em Évora.
No que respeita ao turismo de natureza, foram aprovados dois projetos, um fruto de parceria entre o município de Beja e a EDIA e outro apenas da EDIA. O primeiro consiste na criação de uma parque fluvial, baseado na albufeira de Cinco Reis e resultante do empreendimento de fins múltiplos de Alqueva. O projeto, que contempla a construção de abrigos para observação da avifauna, entre outras valências, potencia ainda o desenvolvimento de programas de visitação assentes na interpretação do património arqueológico e etnográfico e na valorização das potencialidades agroalimentares.
O segundo projeto referido baseia-se na estruturação dos recursos e equipamentos da EDIA de forma integrada, assente nas nas dinâmicas turísticas associadas à água, natureza e cultura.
Já na área do cycling, o projeto a ser apoiado abrange oito concelhos do Alentejo (Marvão, Castelo de Vide, Portalegre, Arronches, Borba, Redondo, Almodôvar e Ourique) e dois do Ribatejo (Coruche e Chamusca) e tem como objectivo a criação e dinamização de uma Rede Integrada de Centros BTT e Cycling. Promovido pela Entidade Regional de Turismo, visa estruturar o produto no território, imprimindo condições para aumentar a oferta de percursos/rotas devidamente homologadas e sinalizadas e, consequentemente, ofereceraos utilizadores a oportunidade de conhecer os vastos recursos naturais, culturais e etnográficos.
A assinatura protocolar dos referidos contratos decorrerá em três atos públicos – nomeadamente no Salão Nobre dos Paços do Concelho da Câmara de Beja, na Enoteca do Redondo e na Adega da Ervideira- e contempla uma breve apresentação referente a cada um dos projetos financiados pelo Turismo de Portugal ao abrigo da linha de apoio mencionada.
There are no comments for this post yet.
Be the first to comment. Click here.