ActualRegional
27 Agosto, 2022

“Sim, Queremos as Festas do Povo em 2023”

As Festas das Flores só acontecem quando o Povo quer. E o Povo de Campo Maior disse: Sim!! às Festas já no próximo ano, em agosto.

As Festas das Flores regressam a Campo Maior no próximo ano, em 2023.

O anúncio foi feito este sábado, 27 de agosto, aquando da inauguração do Centro Interpretativo das Festas do Povo – Casa das Flores de Campo Maior.

Foram as crianças da vila, no decorrer da sua apresentação, que foram as primeiras a dar “a boa nova” ao público ali presente.

Momento do anúncio das Festas pelas gerações mais novas

Mais tarde, no seu discurso, o Presidente da Câmara Municipal de Campo Maior, Luís Rosinha, reiterou o anúncio feito:

“Temos as Festas do Povo em 2023, com ruas cheias de gente e de flores, o cantar das saias e de portas abertas para quem nos quiser visitar”, desejou o autarca.

Luís Rosinha anunciou igualmente que irá reunir brevemente com todos os responsáveis pela organização deste evento, que é já Património Imaterial Cultural da Humanidade e criar uma Comissão de Trabalho para que se comecem a delinear de imediato as primeiras tarefas deste processo.

O Presidente da Câmara de Campo Maior lembrou ainda que com a distinção das Festas como Património da Humanidade vem também “uma grande responsabilidade” em manter viva a tradição e mostrar ao mundo a arte e a alma das gentes de Campo Maior.

Tradição secular e realizadas pela última vez em 2015, as Festas de Campo Maior são conhecidas por apresentarem dezenas de ruas com milhares de flores de papel feitas pela população. Recorde-se que as Festas chegaram a estar anunciadas para 2020, mas devido à pandemia acabaram por ser canceladas.

Promovidos pela Associação das Festas do Povo de Campo Maior (AFPCM), os festejos na vila alentejana eram já reconhecidos internacionalmente pela sua originalidade e cariz popular, com os habitantes a prepararem a ornamentação das ruas durante meses a fio.

About this author

0 comments

There are no comments for this post yet.

Be the first to comment. Click here.