ActualRegional
24 Junho, 2025

São João traz maré humana a Arronches: “A vila fica cheia de gente”

Arronches continua a celebrar as tradicionais Festas de São João com cultura, música, desporto e tradição popular.

O dia grande das festas é hoje, 24 de junho, terça-feira e feriado municipal, com um programa solene e festivo: logo pela manhã decorreu a concentração do Grupo Motar “As Fumaças”, o içar da bandeira nos Passos do Concelho e o tradicional desfile da Banda Euterpe de Portalegre pelas ruas da vila. À noite, mais uma sardinhada e espetáculos de sevilhanas pelo Grupo Flamencura, seguidos de animação musical e baile com Nuno José.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Arronches, João Crespo, as festas são muito importantes e dinamizadoras de toda a comunidade:

“Arronches fica cheio de gente”

João Crespo

“As famosas largadas de toiros têm atraído muitas pessoas a Arronches e, essa, é uma vertente económica que gostamos de destacar, porque neste mês de festa, Arronches fica cheio de gente que mexe com a restauração e alojamento e o mesmo vai acontecer durante o próximo mês de julho, com a Feira das Atividades Económicas, que também é um evento que atrai muitos visitantes. É com estas dinâmicas, que a Câmara promove a economia e o turismo, que tem sentido um aumento significativo, uma vez que temos relatos que o alojamento tem tido excelentes taxas de ocupação e isto só nos pode deixar satisfeitos”, referiu o autarca.

O espírito popular continua no dia 28, com a celebração de São Pedro, com sardinhada popular e o 42.º Encontro Etnográfico, uma recriação à mostra do Rancho Folclórico de Arronches, promovendo o folclore e a etnografia local.

As festas encerram a 29 de junho, domingo, com a audição final dos alunos da Escola de Música de Arronches, às 19 horas, no Jardim do Fosso – um momento de partilha e encerramento que homenageia o talento musical local.

Com um programa que une gerações e celebra a identidade de Arronches, as Festas de São João são, mais uma vez, um ponto alto do calendário cultural e comunitário da vila.

About this author

0 comments

There are no comments for this post yet.

Be the first to comment. Click here.