ActualRegional
1 Dezembro, 2021

Santo Aleixo (Monforte) acolhe a Central Solar de Santas com 120 ME de investimento

O primeiro ministro, António Costa esteve esta terça feira, 30 de novembro, na apresentação do projeto da Central Solar de Santas, localizado na freguesia de Santo Aleixo, no concelho de Monforte.

Trata-se de um projeto que implica 120 milhões de euros em investimento e que prevê um elevado indicie de empregabilidade: “na execução da obra (450 pessoas a trabalhar durante o prazo de execução), quer depois com o seu funcionamento”.

Gonçalo Lagem: “Temos que ser diferenciados e majorados”

Gonçalo Lagem, Presidente da Câmara Municipal de Monforte, o concelho dispõe de todas as condições para a implementação deste investimento.

“Se temos os recursos necessários (sol e espaço) e baixa densidade que permite produzir energia limpa para altas densidades populacionais, temos que ser diferenciados e majorados, seja com energia francamente mais barata, o que por si só, será um princípio das renováveis, seja por contrapartidas para a sociedade, algumas já plasmadas na versão preliminar do Decreto Lei”.

Central solar mais barata do país ocupará mais de 350 hectares no Alentejo

Chama-se central fotovoltaica de Santas e é promovida pela empresa Akuo Renováveis Portugal.

Ficará marcada na história do sector energético nacional como a central solar com o mais baixo preço de venda de energia, depois de em 2019 a Akuo ter ganho o respetivo lote com um preço que correu mundo: 14,76 euros por megawatt hora (MWh), um recorde global para centrais fotovoltaicas.

A nova central da Akuo terá uma potência de ligação à rede de 150 megawatts (MW), sendo a capacidade instalada total de 180 MW, correspondendo ao maior lote arrematado pela Akuo no leilão de julho de 2019. Nesse lote a empresa de origem francesa fez um desconto de 67% face ao preço-base da licitação (45 euros por MWh), para assegurar o direito a construir esta central solar e a receber, durante 15 anos, a tarifa de 14,76 euros.

Nesse leilão a Akuo assegurou outros dois lotes, de 120 MW e de 100 MW, mas com preços de venda de energia ligeiramente mais altos, de 20,7 euros por MWh e de 19,8 euros por MWh, respetivamente.

A central fotovoltaica de Santas será construída no Alentejo, ocupando mais de 350 hectares, distribuídos entre os concelhos de Monforte e Borba, nas herdades de Santas e da Penuzinha.

A juntar-se a este projeto, igualmente no concelho de Monforte, Freguesia do Assumar, está a produção de hidrogénio verde, também já aprovada.

About this author

0 comments

There are no comments for this post yet.

Be the first to comment. Click here.