ActualRegional
14 Abril, 2025

Rondão anuncia recandidatura à Câmara de Elvas pelo MCPE para “Continuar a obra que comecei”

António Imperial é o Mandatário da candidatura do MCPE nas próximas autárquicas.

Rondão Almeida apresentou a sua recandidatura à Câmara Municipal de Elvas pelo Movimento Cívico por Elvas (MCPE) para as próximas eleições autárquicas, ao final do dia de hoje, 14 de abril, numa unidade hoteleira da cidade.

Os restantes nomes na lista à Câmara Municipal são Hermenegildo Rodrigues; Anabela Cartas; Tiago Afonso; Ana Canito; Joaquim Barbas Pires e Hugo Amante.

“Onde eu esteja, as pessoas têm de estar disponíveis para servir e não estarem disponíveis para lugares”

Rondão

Quando questionado sobre a passagem de Hermenegildo Rodrigues para número dois da lista e Anabela Cartas para número três, Rondão Almeida atesta que “ninguém sobe e ninguém desce. O que são eleitos são vereadores e nós contabilizamos, por baixo, quantos vereadores é que nos temos ideia de eleger. E se pensarmos que podemos eleger, por baixo, o mesmo número de há quatro anos, vamos pensar nos primeiros três lugares. Agora quem fica em segundo ou em terceiro é uma questão de se lembrar que eu na corrida de 2012 fui o número três e deixei Elsa Grilo ir em número dois e Nuno Mocinha em número um e tinha a consciência que era eleito. Aqui a preocupação é sabermos que deixamos as pessoas em lugar de eleição para darem continuidade ao trabalho”, argumentou.

A troca de posição nas listas, diz Rondão, vem na sequência das experiências do passado:

“Essa experiência de nós trocarmos tem muito a ver com aquilo que me aconteceu, infelizmente, que foi Nuno Mocinha não ter compreendido que num mandato ele poderia ser o cabeça de lista e no mandato a seguir poderia ter sido Elsa Grilo, ou outra pessoa. Num Movimento onde eu esteja, as pessoas têm de estar disponíveis para servir e não estarem disponíveis para o lugar a,b ou c”.

Hermenegildo poderá ser o sucessor? “Eu não fabrico mais Presidentes de Câmara”, responde Rondão

“Escolhi uma vez (um sucessor) e falhei”

Rondão

Colocando diretamente a questão a Rondão Almeida, se num futuro mais longínquo, Hermenegildo Rodrigues (nº 2 da lista) poderá vir a ser “a alternativa” à sua sucessão, Rondão é perentório:

“Eu não fabrico mais Presidentes de Câmara. Chega. O eleitorado, quando eu sair, ficará com uma liberdade total porque eu não me vou imiscuir em apoiar seja quem for. É preciso que o eleitorado tome essa consciência. Há muito mais do que Rondão Almeida na cidade de Elvas. É preciso é que os elvenses se apercebam que têm muitos valores para poderem escolher para substituírem o Rondão. Escolhi uma vez (um sucessor) e falhei”, admitiu.

Cláudio Monteiro nas listas do Movimento? “Eu estaria a metê-lo numa “torradeira”

Cláudio Monteiro, um dos vereadores mais destacados e aplaudidos deste mandato, após a retirada de confiança política do PS não integra as listas do Movimento. Questionamos Rondão sobre se teria ou não havido um convite endereçado a Monteiro.

O candidato do Movimento Cívico por Elvas, referiu que “era impensável por duas razões: primeiro pelo respeito que eu tenho pelo Cláudio Monteiro. Eu não queria que viesse para a minha lista para ser “torrado” na Praça Pública, porque eu sei o comportamento dos adversários políticos, inclusive dentro do próprio PS. Eu estaria a metê-lo numa torradeira. Dialogamos imenso sobre a estrutura e como poderá ter continuidade o trabalho que temos vindo a desenvolver e vai ser uma peça muito importante na elaboração do programa de campanha”, explicou.

Os sete nomes integrantes dos suplentes à Câmara Municipal de Elvas são: Érica Saldanha; Bruno Reis; Ângelo Castelo Branco; Maria Pacheco; Luís Brasão; António Faria e Inês Carujo.

Rondão, aludindo à presença das suas filhas na assistência, anunciou que “este seria, muito provavelmente” o último mandato que irá fazer

No final do seu discurso nesta apresentação, Rondão, aludindo à presença das suas filhas na assistência, anunciou que “este seria, muito provavelmente” o último mandato que irá fazer, justificando que “não tenho idade para brincar com as coisas. É altura de começar a pensar que devem começar a surgir alternativas”, acrescentando que “apesar disso, tenho a certeza que vou vencer as próximas eleições”.

No final, quando questionado sobre este anúncio da sua última recandidatura, Rondão, afirmou que considera ter condições físicas e psíquicas para continuar, até porque tem projetos para concretizar:

“Há uma idade que nos permite pensar que alguma vez temos de parar e o que, neste momento, eu acho é que me encontro com todas as condições físicas e mentais para continuar a obra que comecei. Sinto até que tenho uma obrigação, porque eu tenho um projeto que vinha desde o tratamento de tudo o que estava debaixo dos nossos pés a deixar o nosso centro histórico habitável. E, é isso, que no próximo mandato me proponho fazer: requalificar o centro histórico, dar-lhe toda a vida que ele merece e essa vai ser a principal preocupação de Rondão Almeida: acabar com a falta de habitação no concelho. Por isso, talvez seja este o interesse por eu continuar este mandato, porque vi que as coisas, possivelmente, podiam derrapar. Em 2012, quando parei já o meu objetivo era esse: comprei prédios e requalifiquei-os. O que aconteceu, durante oito anos, é que parou essa política. Quando retomei em 2021, verificou-se que a habitação é um dos principais problemas. Hoje estou a trabalhar em 300 fogos, 150 na recuperação de fogos sociais existentes e outros 150 que vão dar resposta a mais 150 agregados. Se me perguntarem o que pretendo para o futuro é: mais 150 para que no final do mandato se diga que toda a gente em Elvas pode ter uma renda acessível e contribuir para que as atuais rendas comerciais possam descer, devido à oferta pública”.

Entre as temáticas, para além da habitação, que apresentou como principais focos para o seu futuro mandato, Rondão aludiu ao serviço de saúde, segurança, educação e fomentar condições de fixação no território.

A Equipa: “São cerca de 180 pessoas despidas de camisolas ideológicas”

Quanto à equipa que aceitou seguir ao seu lado nesta candidatura, Rondão reconheceu a sua heterogeneidade:

“São cerca de 180 pessoas despidas de camisolas ideológicas. Temos aqui representadas todas as classes profissionais (4 médicos, 3 advogadas, 6 a 7 professores, 3 a 4 empresários, dezenas de operários. As faixas etárias são também muito dispares, temos desde jovens a pessoas com mais experiência”.

Relativamente às Juntas de Freguesia, os candidatos são:

Freguesia de Assunção, Ajuda, Salvador e Santo Ildefonso: Joaquim Amante, tendo como Mandatário: Germano Castelo Branco;

Freguesia Caia, S. Pedro e Alcáçova: João Rondão regressa como cabeça de lista, sendo o Mandatário António Soças;

Freguesia de São Brás e São Lourenço, tem como candidato José Guerra e Mandatária Arnalda Rodrigues;

Na Freguesia da Terrugem, Manuel Bandarra é o cabeça de lista e Lara Antunes a Mandatária;

Na Freguesia de Santa Eulália, o candidato é José Chicharro e o Mandatário António Manços.

Na União de Freguesias de Barbacena e Vila Fernando, João Correia é o candidato e Maria Galego avança como Mandatária.

São Vicente sem candidato do MCPE: “Faz algum sentido, alguém que usa a minha linguagem, colocar lá um concorrente? isso é impensável”

O MCPE não apresentou candidato à Junta de Freguesia de São Vicente. Rondão Almeida considerou esta decisão uma verdadeira demonstração de independência.

“pelo respeito que eu tenho pelos cidadãos quando são bem servidos, ou seja, isto é demostrar uma independência. Porque com facilidade que fazia uma lista para a Junta de São Vicente. Mas se São Vicente tem um Presidente que está a fazer um trabalho excelente , faz algum sentido, alguém que usa a minha linguagem, colocar lá um concorrente? isso é impensável”, respondeu.

A Campanha Política: “Não permitirei demagogia (…) Parecem os vendedores na Feira de São Mateus a venderem mantas: quem dá mais?!! Comigo isto não pega”

“A Campanha eleitoral vai ser pela positiva. É isso que eu espero. Eu limitar-me-ei só a entrar na corrida dos discursos só quando for para me defender. Nunca iniciarei nenhuma luta política contra ninguém, pelo contrário. Só me defenderei e provarei que aquilo que os outros fizeram não foi melhor que aquilo que está a ser feito (…) não permitirei demagogia. Não poder vir agora alguém que esteve a governar a cidade durante oito anos venha dizer que vou aumentar isto e aquilo. Parecem os vendedores na Feira de São Mateus a venderem mantas: quem dá mais?!! Comigo isto não pega. O político se quer ter credibilidade, antes de prometer que verifique se tem os meios para poder executar”.

Cláudio Monteiro como “o cérebro da elaboração do programa de candidatura”

Para a elaboração do programa eleitoral, o Movimento Cívico por Elvas conta com uma equipa que o irá concretizar nas suas várias vertentes. Aquando da apresentação dos nomes, Rondão fez questão de divulgar os nomes que integram esta estrutura, tendo considerado Cláudio Monteiro como “o cérebro da elaboração do programa de candidatura”, em áreas como a cultura e turismo.

Outros nomes que integram a equipa são: Graça Luna Pais; João Paulo Garrinhas (Eurocidade); Ana Canito e Anabela Cartas na educação; Hermenegildo Rodrigues no desporto; Carlos Beirão no associativismo; Vladlen na área da cultura, Carlos Martins no planeamento urbanístico e Pedro Gameiro na saúde.

Assembleia Municipal

Maria da Graça Luna Pais recandidata-se pelo MCPE à Assembleia Municipal de Elvas. Eis os candidatos que se seguem:

Vítor Carola; José Bagorro; Liliana Gomes; Nuno Lascas; José Batista; Marlene Mocisso; João Quintas; António Matos; Nuno Guerra; Luís Santos; Bruno Silva; Maria Sousa; Hélder Oliveira; Jorge Martins; Raquel Trabuco; Edgar Nanques; Sandra Pita; João Paulo Garrinhas; Júlia Brinquete; João Janeiro; Margarida Pires; Nelson Cardoso; Andreia Canário; Nuno Carvalho; João Marçal; Maria Rodrigues; Pedro Gameiro; Marco Matroca; Sara Macareno; Carlos Martins; Sónia Branco; António Garcia; Rui Santos; Jéssica Rodrigues e António Massano Simões.

About this author

0 comments

There are no comments for this post yet.

Be the first to comment. Click here.