Dois altares da Igreja Matriz de Monforte foram alvo de uma intervenção de restauro, no âmbito de um protocolo celebrado entre o Município de Monforte e a Paróquia, contando, ainda, com a colaboração da Santa Casa da Misericórdia de Monforte.
Os trabalhos decorreram sob coordenação de Patrícia Cutileiro, Conservadora/Restauradora da Câmara Municipal e envolveu alunos de vários anos do Curso de Conservação e Restauro da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa que, em contexto de estágios voluntários, se disponibilizaram para participar nos trabalhos que decorreram entre 11 de julho e 11 de agosto.


Na Igreja Matriz de Monforte (Igreja de Santa Maria da Graça) estes são os trabalhos que vêm sendo desenvolvidos: O retábulo em talha dourada/policromia, que data do terceiro quartel do Séc. XVIII, do altar da Nossa Senhora do Parto está a ser alvo de intervenção de conservação e restauro de forma a restituir a sua leitura original, procedendo a limpezas mecânicas e químicas para remover as tintas que cobrem a folha de ouro e, posteriormente, fixações pontuais de policromia/ouro em destacamento.
Enquanto no altar do Sagrado Coração de Jesus, em alvenaria com pintura decorativa a fresco (escaiolas – marmoreados), de finais do Séc. XVIII, a intervenção é ao nível da conservação de modo a recuperar o máximo possível da pintura decorativa original, através da remoção mecânica de vestígios de cal e tintas que a cobrem.












There are no comments for this post yet.
Be the first to comment. Click here.