A Associação de Pais da Escola Básica de Alcáçova, em Elvas, vai protestar esta próxima quarta-feira, dia 3 de outubro, junto daquele estabelecimento de ensino.
As motivações do protesto e descontentamento prendem-se com a ausência de auxiliares, designadas de assistentes operacionais.
De acordo com o Presidente desta Associação, Hélder Canas, “os pais queixam-se do défice de auxiliares (assistentes operacionais), uma vez que a escola tem apenas duas pessoas que fazem parte do Programa de Ocupação Municipal Temporária de Jovens (OMTJ) que trabalham apenas cinco horas por dia, sem formação específica e às quais não podem ser incutidas responsabilidades”.
A Escola de Alcáçova tem 80 crianças e contava com duas auxiliares, contudo uma das operacionais está de baixa médica e a outra foi reencaminhada para outro estabelecimento de ensino.
Segundo Hélder Canas já foi aberto concurso.
A Escola de Alcáçova pertence ao Agrupamento de Escolas nº1 de Elvas e esta quarta-feira, os pais ameaçam não deixar o estabelecimento de ensino abrir portas.
O Ministério de Educação, em diploma datado de 2015, “define a obrigatoriedade de os estabelecimentos com menos de 48 alunos passarem a ter um assistente operacional”.
There are no comments for this post yet.
Be the first to comment. Click here.