ActualRegional
2 Setembro, 2016

Monforte: Cães da Serra de Aires a concurso

Pelo segundo ano consecutivo, e integrando-se novamente no programa das Festas de Verão de Santo Aleixo, uma das quatro freguesias do Concelho de Monforte, teve lugar o 2º Concurso Regional de Santo Aleixo do Cão da Serra de Aires.

A ACSA – Associação do Cão da Serra de Aires, a qual está, a partir das das instalações do Centro de Reprodução do Rafeiro do Alentejo e do Cão da Serra de Aires, a articular medidas para a valorização e divulgação dessa raça canina alentejana.

caoserraaires

A realização dos Concursos de Santo Aleixo reveste-se de particular significado, pois, recorde-se, é nessa Freguesia que está localizada a Herdade da Serra de Aires que deu nome a esta raça canina de pastoreio muito apreciada pelos pastores que não dispensavam a ajuda de, pelo menos, um exemplar “Cão Macaco”, como também era apelidado devido à sua expressão simiesca, na condução dos grandes rebanhos (e até de bandos de perus e varas que se alimentavam livremente nos campos).

“Estes concursos”, segundo afirmou Francisco Félix, o Presidente da Direção da ACSA, “permitem-nos avaliar a qualidade de exemplares que, normalmente, não encontramos nos ringues dos principais eventos caninos nacionais e, por outro lado, originam, em ambiente mais tranquilo, este género de encontros que servem essencialmente para dar a conhecer a raça sensibilizando potenciais interessados para o seu uso, não só como animal de companhia mas, sobretudo, de maneira a restituir-lhe as funções para as quais foi e continua a ser extremamente útil e, por conseguinte, conseguirmos recuperar e preservar certas características fenotípicas e temperamentais que têm vindo a perder-se devido a essa falta de funcionalidade”.

.

About this author

0 comments

There are no comments for this post yet.

Be the first to comment. Click here.