ActualRegional
1 Fevereiro, 2019

Ministro: “Maior obra de recuperação de património no Alentejo”

A obra deverá estar terminada até ao final do ano de 2019.

O Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques efetuou uma visita à obra de Requalificação da Fortificação Abaluartada de Campo Maior.

A visita ocorreu ao início da tarde desta sexta-feira, 1 de fevereiro, e contou também com as presenças do Secretário de Estado do Desenvolvimento e Coesão, Nelson de Souza, e o Secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias.

Pedro Marques: “Maior obra de recuperação de património no Alentejo”

De acordo com Pedro Marques esta obra é “muito importante, sendo a maior obra de recuperação de património das que foram aprovadas no Alentejo 2020. Aprovamos quase 60 milhões de euros de investimento e aqui estão 5 milhões de euros de investimento aprovado. A obra está muito adiantada”.

Esta intervenção irá permitir que à população de Campo Maior lhe seja desenvolvida uma herança patrimonial e cultural há muito desejada.

Para o Ministro trata-se de “uma recuperação que é também uma devolução deste património à vila de Campo Maior e aos portugueses, porque ela, por questões de ocupação ilegal, esteve durante muito tempo sem poder ser usufruída pelos habitantes ou pelas populações que a procurassem em Campo Maior.

“Valorização económica, histórica e cultural”

Pedro Marques, referiu ainda que esta obra “está integrada num grande projeto de reabilitação urbana e de valorização de Campo Maior, que inclui o Museu das Festas do Povo, que ficará junto às muralhas, também com apoio comunitário e o usufruto deste património valorizará economicamente o território e património histórico e cultural”.

Objetivo: Dar a conhecer a evolução da obra

Com esta visita pretendeu-se dar a conhecer a evolução que esta obra tem vindo a notar, bem como projetar o seu desenvolvimento e novas ações para o futuro.

Ricardo Pinheiro: “Campo Maior terá um panorama turístico completamente diferente” 

Ricardo Pinheiro, Presidente da Câmara Municipal de Campo Maior, refere ter muito orgulho na intervenção feita nesta zona da vila e do impacto que a mesma vai ter no futuro mais próximo.

“Hoje vejo com muita satisfação a recuperação deste património e a sua integração em dois centros de interpretação: um da fortificação e outro das festas do Povo para concluir durante o primeiro semestre de 2020 e que coloca Campo Maior num panorama turístico completamente diferente daquele que tem tido até à data”.

De acordo com o autarca, “a obra é para terminar até ao final do ano de 2019”.

A Requalificação da Fortificação Abaluartada de Campo Maior é um projeto cofinanciado no âmbito do programa Portugal 2020 – Alentejo 2020, do FEDER.

Obra está a ser realizada pela empresa Agrocinco.

About this author

0 comments

There are no comments for this post yet.

Be the first to comment. Click here.