ActualRegional
13 Março, 2025

InnovPlant de Elvas apela aos cidadãos para alertarem em caso de encontrarem espuma nas plantas

Projeto de Ciência Cidadã no Alentejo: Ajude os investigadores a detetar a praga que preocupa os agricultores.

O InnovPlantProtect (InPP) apresentou a campanha ‘Ajude-nos a salvar as suas plantas!’, um apelo urgente à participação dos cidadãos no combate à bactéria Xylella fastidiosa, uma ameaça crescente para as nossas plantas.

A campanha está a ser desenvolvida no âmbito do projeto SNM_XylellaVt, atualmente em curso. Este projeto é liderado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR CENTRO), e do qual o InPP é parceiro.

Sinal de Alerta: espumas nas plantas


A campanha desafia os cidadãos a estarem atentos às espumas nas plantas, sinais da presença de 4 espécies de cigarrinhas das espumas, responsáveis por transportar a bactéria de quarentena Xylella fastidiosa. Ao observarem espumas em olivais, vinhas, pastagens, pomares ou montado, os cidadãos podem registar os dados na app ODK Collect 2024 ou preencher um formulário online, ajudando a equipa de investigadores a criar um mapa atualizado da distribuição temporal e espacial destas cigarrinhas.

“A participação ativa dos cidadãos é fundamental para o sucesso desta campanha e para a proteção das nossas plantas”, afirma iLaria Marengo, parceira do projeto SNM_XylellaVt e investigadora do InPP.

O InnovPlantProtect (InPP) é um centro de investigação e inovação que desenvolve soluções para a proteção de plantas, com o objetivo de promover a agricultura sustentável e a segurança alimentar.


About this author

0 comments

There are no comments for this post yet.

Be the first to comment. Click here.