Este domingo, o projeto Elvas – Geocaching celebra um ano de existência. As atividades decorrerão ao longo do dia em vários locais da cidade de Elvas, iniciando-se às nove da manhã e terminando às 18 horas.
Recentemente, o projeto Geocaching começou a trabalhar em parceria com a ARKUS – Associação Juvenil, de modo a divulgar, cada vez mais, o Geocaching na região Alentejo e, sobretudo, no concelho de Elvas.
O período da manhã é direcionado para os geocachers (praticantes) ou para quem esteja interessado em dar início às suas “caças ao tesouro”, tendo como ponto de encontro a pastelaria “A Paloma”.
Durante a tarde, qualquer um se pode juntar para dar início ao CITO – Cash In Trash Out, ou seja, a limpeza da barragem do Caia, isto porque uma das especificidades do Geocaching é incentivar a preservação da natureza e a criação de consciência ambientalista.
Em relação ao projeto Elvas – Geocaching, surgiu da vontade de unir duas paixões: praticar Geocaching e divulgar o concelho de Elvas, tanto as suas paisagens tipicamente alentejanas, como também os monumentos e a história da cidade. Além disso, outros dos objetivos foi dar um novo rumo ao panorama deste jogo na cidade, uma vez que se encontrava bastante “adormecido” e também manter o máximo de caches ativas.
A ideia de criar o projeto partiu de um casal de verdadeiros alentejanos – os GuBel -, juntando-se, posteriormente, mais um casal de minhotos a viver no Alentejo – os VilleCouer- e os geocachers Jorge Draco & Anjo.
Para além da colaboração da ARKUS, as iniciativas contam com a colaboração do do GeoAlentejo.
Para quem ainda desconhece a atividade, “o Geocaching é uma caça ao tesouro com recurso a GPS. O objetivo é localizar caixas escondidas, conhecidas como geocaches, em diversos locais e depois partilhar as experiências online. Qualquer pessoa pode utilizar as coordenadas disponibilizadas pelo Geocaching.com para encontrar geocaches.”
There are no comments for this post yet.
Be the first to comment. Click here.