Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
ActualRegional
25 Novembro, 2015

Forte da Graça abre ao público sexta-feira

O Forte de Nossa Senhora da Graça, em Elvas, abre as suas portas ao público na próxima sexta-feira, a partir das 14 horas, após a inauguração das obras de requalificação deste monumento nacional.

O espaço, que é inaugurado esta sexta-feira, pela manhã com a presença do Presidente da República,  Aníbal Cavaco Silva, vai funcionar de terça-feira a domingo, das 10 às 12 horas e das 14 às 17 horas, com entradas livres durante o mês de dezembro, nas segundas-feiras o monumento encontra-se encerrado.

Recorde-se que o monumento foi alvo de intervenção, ao longo de 11 meses, que se traduziu na recuperação da casa do governador, o ponto mais alto do forte, das casas dos oficiais, e restantes elementos arquitetónicos, tendo sido ainda repostas todas as cores e materiais originais do Forte e recuperadas as estruturas, nomeadamente a cisterna, a prisão, as galerias de tiro e a capela, onde foram descobertos frescos do século XIX, também eles alvo de intervenção.

A obra foi possível no âmbito do protocolo de transferência assinado entre a Autarquia e o Governo, em 2014, de cerca de 30 prédios militares, localizados em Elvas, do Estado para o município, sendo o Forte da Graça o mais emblemático.

A intervenção, orçada em cerca de 6,1 milhões de euros, vai ter uma segunda fase que se traduz na adaptação do mesmo para atividades culturais, que será também, alvo de candidatura a fundos comunitários.

About this author

0 comments

There are no comments for this post yet.

Be the first to comment. Click here.