A Quercus está a organizar um ciclo de formações iniciais de apicultura, no dia 3 de fevereiro em Ponte de Sor.
Formação “APICULTURA FAMILIAR”
Estas formações destinam-se sobretudo a não apicultores que pretendam adquirir algumas colmeias para produção familiar de mel e outros produtos da colmeia destinados ao autoconsumo.
A formação decorrerá durante um dia, com a parte teórica a desenvolver-se na parte da manhã e a parte prática no apiário, a decorrer no período da tarde. Pretende-se com esta formação dotar os candidatos de conhecimentos suficientes para o maneio apícola de um pequeno apiário ao longo do ano e ao mesmo tempo sensibilizá-los para a importância da conservação dos insectos polinizadores.
Objetivos
– Conhecer a vida social das abelhas e a sua biologia.
– Os diversos produtos que se podem obter com a criação de abelhas.
– Os cuidados e as regras com a instalação do apiário.
– Todos os materiais e equipamentos necessários a esta actividade.
– A condução das colónias de abelhas ao longo do ano.
– Multiplicação e Alimentação das abelhas.
– Noções de sanidade apícola.
– Os aspetos relacionados com a legislação em vigor.
Para a formação/prática da apicultura são necessários cuidados e equipamentos específicos que serão disponibilizados aos formandos para utilização nesse dia. A cada formando será também oferecido o “Manual do Apicultor” da autoria do Professor Rosário Nunes, obra que desde há muitas décadas tem auxiliado gerações de apicultores.
A primeira sessão decorrerá, no Domingo, dia 3 de Fevereiro de 2019, em Ponte de Sor, na Herdade Casal Vale de Salteiros, com início às 9:30 horas, intervalo para almoço entre as 13:00 e as 14:00 horas, e a conclusão às 16:00 horas.
A iniciativa é da QUERCUS, em parceria com a ADERAVIS – Associação para o Desenvolvimento Rural e Produções Tradicionais do Concelho de Avis, e com o apoio do Grupo Jerónimo Martins.
As inscrições, limitadas, são gratuitas e devem ser feitas através do e-mail: quercus@quercus.pt















There are no comments for this post yet.
Be the first to comment. Click here.