O Festival de Peixe do Rio decorre em Alandroal até ao próximo dia 3 de março. Quinze restaurantes do concelho participam no certame, confecionando diversos pratos à base do peixe do rio pescado no rio Guadiana que banha esta região do Alentejo.


Desde as tradições gastronómicas centenárias que atravessam gerações, como a caldeta até aos pratos mais inovadores como a ceviche de Lúcio-Perca, podem ser degustadas no decorrer desta iniciativa que teve abertura oficial neste sábado, 24 de fevereiro.


Para José Santos, Presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, este é “um festival temático muito atrativo, que se posiciona de uma forma muito positiva junto do seu target. Trata-se de um evento que valoriza muito o turismo nesta região e no Alentejo, em geral”.


O mesmo responsável sublinhou que Alandroal tem “conseguido potenciar a transformação de produtos endógenos em turísticos”, exemplificando com o Festival do Peixe do Rio.


Por sua vez, Cármen Carvalheira, vice-presidente da CCDRA – Comissão de Coordenação da Região Alentejo evocou o exemplo de Alandroal como uma das “ferramentas, para que na globalidade, o Alentejo se consiga desenvolver, através da identidade de um local, sendo esta promotora do crescimento regional”.


João Grilo, Presidente da Câmara Municipal de Alandroal, lembrou que há alguns anos “o peixe do rio estava praticamente fora da ementa da maioria dos restaurantes, porém a realização e crescimento deste festival fez com que o mesmo regressasse, desde a forma mais original e evoluindo para novas e diversas propostas gastronómicas”.


Nesta mesma manhã foi inaugurada a exposição “Maratona Fotográfica 23” e a exposição “Gentes de Cá – 40 Anos Depois” da autoria de Victor Rosa. Ambas as mostras estão patentes no Fórum Cultural de Alandroal.


No decorrer deste Festival têm lugar inúmeras atividades em paralelo, como sejam passeio de BTT; Trail; Workshops de Cozinha; Showcooking; Pesca Desportiva e animação Musical, entre outras.














There are no comments for this post yet.
Be the first to comment. Click here.