O MunicÃpio de Campo Maior tem vindo a desenvolver a Campanha “Queremos as Festas do Povo em 2024” com o objetivo de estimular a concretização deste evento no verão do presente ano.
Contudo, e em declarações à Perspetiva, o Presidente da autarquia, LuÃs Rosinha, refere que tem sido difÃcil conjugar vontades e obter uma resposta uniforme por parte dos campomaiorenses.
Esta condição é imprescindÃvel para a concretização das Festas, uma vez que as mesmas só acontecem quando “o povo quer”.
“A Camara Municipal tem o caminho feito e a vontade de efetivar as festas em 2024, mas os campomaiorenses, e não pode ser de outra forma, é que irão decidir”, assegura.
“O povo tem de querer as festas”
LuÃs Rosinha
LuÃs Rosinha apela aos campomaiorenses e ao seu espÃrito de união.
“Nós, enquanto campomaiorenses, cada ano que deixarmos passar mais esta nossa tradição mais difÃcil será reativá-la. Nós (autarquia) temos uma estrutura montada para que possamos avançar com a realização do evento em 2024, assim o povo queira, embora sabemos que passando dos meses de fevereiro e março, será mais difÃcil ter a execução das festas pronta no final do mês de agosto”, alerta.
Recentemente, a Câmara de Campo Maior entregou ao Turismo de Portugal uma candidatura para a obtenção do apoio externo no valor de 400 mil euros para as Festas do Povo de Campo Maior.
Recorde-se que a 15 de dezembro de 2021, as Festas do Povo de Campo Maior foram classificadas como Património Cultural Imaterial da Humanidade durante a XVI Sessão do Comité Intergovernamental da UNESCO.
As Festas do Povo de Campo Maior consistem na decoração das ruas de Campo Maior (sobretudo no Centro Histórico) com flores de papel e outros objetos em cartão e papel, feitos pelos residentes de cada rua.
São festas que não se realizam ciclicamente, mas quando o Povo entende. As últimas Festas do Povo realizaram-se em 2015.
There are no comments for this post yet.
Be the first to comment. Click here.