O lançamento do concurso da empreitada de modernização da Linha do Leste, no que respeita ao troço entre Elvas e a fronteira do Caia, no Corredor Internacional Sul, foi feito na tarde desta sexta-feira, dia 31 de março, na estação dos caminhos-de-ferro de Elvas, nas Fontainhas.
O ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, juntamente com a restante comitiva efetuou uma viagem de comboio no percurso de onze quilómetros que agora é lançado a concurso.
Trata-se da modernização da linha do Leste Elvas/Fronteira com Espanha.
A Obra:
Com esta obra pretende-se ampliar a estação de Elvas para 750 metros e otimização do layout; tratamento da plataforma ferroviária, melhoria da drenagem, estabilização de taludes e construção de estruturas de suporte e contenção; instalação de infraestruturas para futura implementação de sinalização eletrónica e substituição dos tabuleiros e reforço de pilares das pontes sobre o Caia e a ribeira do Caiola”.
O investimento do troço Elvas-Fronteira (Espanha) é de 38 milhões de euros.
Objetivos da ligação Elvas-Fronteira
Para o governo, este troço de ligação ferroviária tem como principais objetivos reduzir o tempo de trajeto; aumentar a eficiência e atratividade do transporte ferroviário de mercadorias; otimizar a capacidade de carga das locomotivas; aumento de segurança e fiabilidade da exploração ferroviária e permitir a instalação de bitola UIC.
Pedro Marques: “Total do Investimento Estimado: 626 Milhões”
O ministro Pedro Marques avançou que “são mais de 2 mil milhões de euros de investimento no país, dos quais cerca de 600 milhões de euros são destinados a este corredor que liga Sines à fronteira com Espanha. Esta é a primeira grande obra do Corredor Sul”.
Final 2017: Nova Linha Évora-Elvas
Pedro Marques anunciou que “Esta empreitada decorrerá durante o ano de 2018 e até ao final do ano (2017) lançaremos a grande empreitada de construção da linha nova entre Évora e Elvas, que permitirá encurtar em várias horas o transporte de mercadorias entre o Porto de Sines e Espanha permitindo-nos ter uma ligação muito mais rápida de Lisboa e do Porto de Setúbal a Espanha”.
Nuno Mocinha: “Linha férrea moderna e competitiva”
Para Nuno Mocinha, presidente da Câmara Municipal de Elvas, o lançamento em território elvense da linha Leste Elvas/Fronteira reveste-se de “particular importância”, pois desta forma, Elvas assume-se como “um polo logístico muito importante capaz de atrair novas empresas e, por conseguinte, mais postos de trabalho (…) teremos uma linha férrea moderna e competitiva”.
Nesta cerimónia estiveram presentes várias individualidades, entre as quais o presidente da InfraEstruturas de Portugal; Delegada do Governo espanhol na Estremadura; Alcaide de Badajoz e Presidente de Castilla-La Mancha.
Ferrovia 2020
O troço ferroviário lançado em Elvas pelo governo está integrado no programa Ferrovia 2020.
No âmbito deste plano serão concretizadas as principais ligações ferroviárias a Espanha e à Europa; a conclusão da renovação da linha do Norte; a eletrificação de mais de 400 quilómetros de linhas existentes; o aumento do comprimento de cruzamentos dos comboios para 750 m e a preparação da migração para a bitola standart, num total de 1193 quilómetros.
There are no comments for this post yet.
Be the first to comment. Click here.