A 14.ª edição da Feira das Atividades Económicas (FAE) de Arronches realiza-se entre os dias 10 e 13 de julho e promete afirmar-se, uma vez mais, como uma grande montra do que de melhor se faz no concelho e na região.
“É uma mostra viva do que de melhor se faz no nosso território”
João Crespo


O Presidente da Câmara Municipal, João Crespo, destaca que esta é “mais do que uma feira, é uma mostra viva do que se faz de melhor no nosso território, a nível da indústria, da agricultura, do comércio, dos serviços, da inovação e do saber fazer local”.
Com um investimento municipal de cerca de 300 mil euros, a FAE 2025 contará com cerca de 200 expositores, entre os quais se incluem 82 representantes de instituições, empresas e artesãos — 30 dos quais em representação direta de associações e entidades do concelho. A vertente agrícola e agropecuária mantém o seu peso tradicional com 27 expositores dedicados à maquinaria e serviços do setor, e mais de 75 produtores de gado ovino, bovino e caprino, com cerca de 300 animais distribuídos por 150 parques. A área automóvel também marca presença com seis empresas, sendo quatro sediadas em Arronches.
A forte presença do tecido empresarial local é, segundo o autarca, reflexo de uma estratégia municipal de valorização da atividade económica e de apoio à fixação da população. “Esta feira é uma expressão viva de uma terra que acredita no seu potencial e que valoriza quem trabalha e quem investe. É também reflexo da estratégia que temos seguido em promover Arronches dentro e fora do concelho”, afirmou João Crespo.


Gastronomia e tradição alentejana em destaque
A FAE volta a ser um palco privilegiado para a gastronomia típica da região. O restaurante oficial do município apresentará iguarias como a sopa de batata com beldroegas e ovo, a sopa de tomate com ovo e toucinho frito, a sopa de cação e a sopa de cachola. Ao lado, cinco tasquinhas dinamizadas por associações locais darão ainda mais sabor ao certame, que também contará com quatro bares de apoio na zona de espetáculos.
Cartaz musical atrativo e aposta nos artistas locais
A música será novamente um dos pontos altos da feira, com atuações de renome nacional todas as noites. Quim Barreiros (quinta-feira, dia 10), Mariza (sexta, 11), Dillaz (sábado, 12) e Pedro Abrunhosa (domingo, 13) são os grandes destaques. Mas o palco será também espaço para os talentos da terra, com atuações de grupos como Vozes à Janela, Gromicho (em versão acústica), Pedrinhas de Arronches e Verde Maio.
A animação noturna prolonga-se com DJs como Valelo, DJ Luís Pinheiro Dua, I Love Baile Funk, DJ Hugo Rafael, I Love Reggaeton e DJ White, garantindo noites de festa até às 4h da manhã.
Concurso de gado, leilões e corrida de touros
A vertente agropecuária da feira conta com vários concursos ao longo dos dias. Na sexta-feira, dia 11, realizam-se os concursos de ovinos da raça Merino-Alemão (10h) e o 3.º concurso de cães Serra de Aires (17h). No sábado, a manhã começa com o concurso de ovinos das raças P3 e Ile-de-France, seguindo-se, à tarde, o concurso da raça Charollais.
Outro dos momentos altos será a corrida de touros no sábado, pelas 18:30, com a presença dos cavaleiros António Prates, Soraia Costa e João Augusto Moura, bem como dos forcados amadores de Arronches, Académicos de Elvas e Coimbra, e uma ganadaria da região.
O último dia contará com o 10.º Leilão de Ovinos Caprinos (11h), com entrega de prémios do concurso “Rebanhos da Nossa Terra” e, às 17 horas, a decorre a 12.ª edição do concurso do Rafeiro do Alentejo.
Público alvo e aposta na promoção internacional
Segundo João Crespo, os visitantes habituais da feira são maioritariamente oriundos dos distritos de Portalegre e Évora, mas este ano há uma forte aposta na promoção do evento junto do público espanhol, em especial da vizinha região de Badajoz. “Queremos cada vez mais atrair visitantes do outro lado da fronteira. Esta feira é também um momento de encontro e celebração comunitária, pensado para todas as gerações, com um programa diversificado e abrangente.”
A animação infantil está garantida em todos os dias do evento, ajudando a criar um ambiente familiar e no arranque da feira a Bandinha da Moca dará as boas vindas a todos.
A FAE 2025 afirma-se assim como uma feira multifacetada, que cruza tradição, inovação, negócio, cultura e identidade. De 10 a 13 de julho, Arronches volta a ser o centro da atividade económica e cultural do Alto Alentejo.












There are no comments for this post yet.
Be the first to comment. Click here.