ActualRegional
2 Janeiro, 2026

Faleceu Joaquim Moura Fernandes, o professor das palavras que educou gerações em Elvas

Era-lhe amplamente reconhecido o dom da palavra - dita, escrita e pensada - e a capacidade de ensinar com exigência, clareza e paixão.

Joaquim Moura Fernandes faleceu hoje, aos 86 anos, no Hospital da Luz, em Lisboa. Professor de vocação e humanista por natureza, deixou uma marca profunda na vida educativa, cívica e cultural de Elvas.

O seu percurso académico passou pelas escolas de Elvas, pela Universidade de Évora e pela Universidade de  Badajoz, num trajeto sempre guiado pelo gosto pelo ensino, pelo rigor do pensamento e pelo respeito profundo pelas palavras. Esse amor pela linguagem acompanhou-o ao longo de toda a vida, dentro e fora da sala de aula.

Colaborador da publicação Perspetiva, escreveu de forma desassombrada sobre educação, reflexão e cidadania. Na sua primeira crónica, intitulada “Vamos, então, ao que viemos: a educação”, deixava clara a matriz do seu pensamento ao afirmar:

“Dada a minha formação académica, prezo muito o sentido das palavras, na sua forma mais primitiva, porque nela podemos encontrar razões que justificam o seu nascimento.”

Inspirou gerações de alunos, foi mestre na sua arte e amplamente reconhecido, tendo inclusivamente sido convidado pelo escritor Umberto Eco para trabalhar junto de si – um reconhecimento raro do seu valor intelectual.

Interveio também na vida cívica e política local, tendo sido por diversas vezes mandatário das candidaturas socialistas em Elvas. Apesar dos vários convites que recebeu de vários líderes nacionais do Partido Socialista para assumir cargos de maior projeção, escolheu sempre permanecer fiel à sua terra e à proximidade com a comunidade.

Foi também presidente da Associação de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental – APPACDM de Elvas, causa à qual se dedicou com empenho e humanidade.

Era-lhe amplamente reconhecido o dom da palavra – dita, escrita e pensada – e a capacidade de ensinar com exigência, clareza e paixão.

O velório realiza-se este domingo, 4 de janeiro, a partir das 15 horas, no Complexo Funerário de Elvas e a missa de corpo presente decorrerá segunda-feira, 5 de janeiro, às 10:15, na capela do Complexo Funerário de Elvas.

À família, aos amigos e a todos quantos prezaram a sua companhia, a Perspetiva apresenta as mais sentidas condolências.

About this author

0 comments

There are no comments for this post yet.

Be the first to comment. Click here.