ActualRegional
2 Janeiro, 2026

367 anos depois, Elvas continua a honrar a vitória das Linhas

Comemorações da Batalha das Linhas de Elvas decorrem ao longo de todo o mês de janeiro.

O concelho de Elvas comemora os 367 anos da Batalha das Linhas de Elvas, um dos episódios mais marcantes da História local e nacional, com um vasto programa de iniciativas que se prolonga até 31 de janeiro.

As comemorações têm início já este sábado, dia 3 de janeiro, com a tradicional Caminhada de Ano Novo, na Praça da República, a partir das 10 horas, numa parceria com o Cubo.

No dia 8 de janeiro, quinta-feira, realiza-se o Conto Teatro da Batalha das Linhas de Elvas, iniciativa que decorre entre 8 e 13 de janeiro nas escolas básicas do primeiro ciclo de todo o concelho, em parceria com a ARKUS – Associação Juvenil.

A programação prossegue a 9 de janeiro, sexta-feira, com a Reunião da Rede Intermunicipal de Bibliotecas do Alto Alentejo, às 10 horas, na Biblioteca Municipal de Elvas Dr.ª Elsa Grilo. No mesmo dia, às 18 horas, é apresentado o livro “Elvas Antiga – Volume III”, da autoria de Rui Jesuíno, também na Biblioteca Municipal.

No sábado, dia 10 de janeiro, inaugura a exposição “Ponto de Partida – A um Século de Vida”, uma homenagem a Maria José Rijo, patente entre 10 e 31 de janeiro. Ainda nesse dia, o Auditório São Mateus recebe, às 21h30, a apresentação dos álbuns de fado “Os Poetas da Minha Vida”, de Rosa Maria Abrunhosa, e “Os Fados da Minha Vida”, de Toy Faria.

O dia maior das comemorações é 14 de janeiro, quarta-feira e feriado municipal. As cerimónias oficiais começam às 9h30, nos Paços do Concelho, com o hastear das bandeiras, acompanhado pela banda. Às 10 horas, decorre a romagem ao Padrão e cerimónia de homenagem aos mortos, no Sítio dos Murtais, seguindo-se, às 10h30, a romagem ao túmulo do General André de Albuquerque Ribafria, no Convento de São Francisco.

A parada militar tem lugar às 11 horas, na Praça da República, e o desfile das forças em parada acontece ao meio-dia, na Rua da Cadeia. Durante a tarde, assinalam-se várias efemérides: os 148 anos do Centro Artístico Elvense, às 15 horas; os 99 anos da Sociedade Recreativa de Vila Fernando, às 16 horas; e o Te Deum de Ação de Graças, na Igreja da Sé, às 18 horas. Às 19h30, celebram-se os 71 anos da Banda 14 de Janeiro, seguindo-se, às 21h30, o Concerto da Orquestra Ligeira do Exército, no Auditório São Mateus.

No dia 15 de janeiro, sexta-feira, há Cinema “Criada”, às 21h30, no Auditório São Mateus.

O sábado, 17 de janeiro, fica marcado pela 20.ª Caminhada das Linhas de Elvas, às 9 horas, e pela 32.ª Corrida das Linhas de Elvas, às 10 horas, ambas no Sítio dos Murtais / Padrão das Linhas de Elvas. Nesse dia decorre ainda uma galeria de exposições na Casa da Cultura e o Encontro Anual do Grémio Transtagano, às 11 horas, na Biblioteca Municipal.

Ainda a 17 de janeiro, inaugura a Exposição Comemorativa do 14 de Janeiro, com fotografias de João Carpinteiro, patente até 22 de março, no Museu Municipal de Fotografia João Carpinteiro, às 15 horas. Seguem-se, às 17 horas, uma sessão do Cineclube de Elvas; às 18h30, o lançamento do livro “Brasões e Escudos de Elvas”, de José Martins, na Casa da Cultura; e, às 21h30, o espetáculo “Conta-me Elvas”, no Auditório São Mateus.

As comemorações encerram no dia 23 de janeiro, sexta-feira, com o espetáculo “Uma Voz Escrita”, pelo Teatro Luís de Camões, inserido nas comemorações do V Centenário do Nascimento de Luís de Camões, promovido pela Associação Coisa Feita, às 10h30, no Auditório São Mateus.

A propósito destas comemorações, o Presidente da Câmara Municipal de Elvas sublinha que “no mês de janeiro assinalamos os 367 anos da Batalha das Linhas de Elvas, um dos feitos mais marcantes da nossa história, ocorrido em 1659”, destacando que esta vitória “representa a coragem, a união e a determinação do povo elvense”. O autarca convida todos os elvenses a associarem-se às iniciativas, “honrando o passado e construindo o futuro assente nos valores que fazem de Elvas uma terra única”.

About this author

0 comments

There are no comments for this post yet.

Be the first to comment. Click here.