A Unidade de Hospitalização Domiciliária do Hospital de Santa Luzia, em Elvas, vai ter um edifÃcio renovado adaptado para a realização dos trabalhos necessários ao seu funcionamento.
Esta Unidade já está a funcionar há cerca de um ano e agora dispõe de um edifÃcio, propriedade da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano – ULSNA, nas imediações do Hospital de Elvas, mais precisamente na rua onde está localizada a delegação da Segurança Social, na Fonte Nova.
O ato de consignação da empreitada de adaptação do edifÃcio foi assinado esta terça-feira, dia 30 de março, no salão nobre da Câmara Municipal de Elvas.


O edifÃcio irá servir essencialmente para a preparação de medicamentes e análises dos processos de acompanhamento domiciliário.
Homenagem simbólica aos profissionais de saúde


De acordo com Nuno Mocinha, Presidente da Câmara Municipal de Elvas, a intervenção deverá ter a duração de “um a dois meses” e pretende ser também “uma homenagem simbólica a todos os profissionais de saúde, sem exceção”.
“Experiência pioneira a nÃvel nacional”


O presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano, Joaquim Araújo, agradeceu o apoio do municÃpio e lembrou que esta Unidade “é uma experiência pioneira a nÃvel nacional”.
“A Unidade de Hospitalização Domiciliária iniciou-se aqui com a população de Elvas e tem um raio de atração significativa a outros concelhos vizinhos”, referiu.
“Unidade é extensão do Hospital“
Em contexto de pandemia, esta Unidade assumiu ainda particular relevância, uma vez que aliviou os serviços de enfermaria do Hospital de Elvas, chegando a ter 15 doentes covid, em regime de apoio domiciliário.
Joaquim Araújo, considera mesmo que esta Unidade se assume como “uma extensão do hospital, só que os cuidados de saúde são prestados em casa”.
Hospitalização domiciliária alivia pressão na enfermaria dos hospitais
“Os profissionais de saúde vão a casa dos doentes com o mesmo rigor de uma hospitalização em enfermaria e, este processo, permite libertar o espaço dentro do hospital, o que nos possibilita ter outras atividades, não só a nÃvel de covid, mas também nas áreas da ortopedia, cirurgia e medicina”, referiu o responsável.
O presidente do Conselho de Administração da ULSNA explicou que a “equipa de profissionais multidisciplinar opera em regime de visitas domiciliárias e monitoriza os doentes, de segunda a domingo”, dispondo atualmente de uma capacidade de vinte camas.
Obra de 65 mil euros
A obra consiste na remoção dos pavimentos existentes, execução de novos pavimentos, compartimentação do espaço, execução de novos tetos, execução das redes de água, esgoto e eletricidade, instalação de sistema de ar condicionado e pinturas interiores e exteriores. A obra tem um valor de 65 mil euros.
There are no comments for this post yet.
Be the first to comment. Click here.