O Secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins, presenciou esta quinta-feira, 27 de setembro, aos testes de pré-arranque nas ETARS de Barbacena e São Vicente, no concelho de Elvas.
Estas duas novas infra-estruturas vão beneficiar cerca de 1.400 pessoas.
O Secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins afirmou que “o governo estipulou que tinha de chegar aos territórios de baixa densidade, como é exemplo estas duas infra-estruturas do concelho de Elvas”.
Águas residuais tratadas utilizadas em rega
O governante anunciou ainda que o futuro traz novos desafios, nomeadamente “através da criação de uma rede secundária que vai permitir a reutilização de águas em territórios carentes de água, como é o caso do Alentejo. Desta forma, pretendemos que zonas verdes da cidade, como jardins, possam vir a ser regadas com águas residuais tratadas”.
Nuno Mocinha: “Cerca de 100% do concelho de Elvas fica com o problema dos esgotos resolvido”
Para Nuno Mocinha, Presidente da Câmara Municipal de Elvas, este tratou-se de “um dia importante para o concelho, sendo a aposta no tratamento de águas residuais um desígnio do governo, mas também da autarquia”.
De acordo com o autarca, “as obras das ETARS de Barbacena e São Vicente foram da responsabilidade da Águas do Vale do Tejo, sendo que as ETARS de Vila Fernando; Varche e Calçadinha, são da responsabilidade da Câmara de Elvas. Desta forma, ficam em obra apenas as ETARS de Varche e Calçadinha”.
Nuno Mocinha atestou ainda que com estes investimentos “cerca de 100 por cento do concelho de Elvas fica com o problema dos esgotos resolvido. Tal situação é benéfica para o ambiente e saúde pública. Não se admite que em pleno século XXI existam este tipo de problemas”.
Também o Presidente da Águas do Vale do Tejo, José Manuel Sardinha, marcou presença nos testes de pré-arranque.
ETAR de Barbacena
A Estação de Tratamento de Águas Residuais de Barbacena, que servirá os 768 habitantes da freguesia de Barbacena, tem uma capacidade de tratamento de 120m3/dia e representa um investimento de 380.500 €.
ETAR de São Vicente
A Estação de Tratamento de Águas Residuais de S. Vicente, que servirá os 714 habitantes da freguesia com o mesmo nome, tem uma capacidade de tratamento de 111m3/dia e representa um investimento de 357.000 €.
Modernização
Ambas as infraestruturas são dotadas dos mais modernos equipamentos que asseguram um tratamento com níveis de qualidade compatíveis com a atual legislação.
There are no comments for this post yet.
Be the first to comment. Click here.