ActualRegional
2 Outubro, 2024

Elvas (Portugal) e Buckeburg (Alemanha) são cidades irmãs a partir de hoje

Geminação prevê a cooperação nos campos da cultura, educação, economia, digitalização, informação, turismo e intercâmbio turístico virtual.

Elvas (Portugal) e Buckeburg (Alemanha) são cidades irmãs a partir desta quarta-feira, 2 de outubro.

A assinatura do protocolo de geminação, cooperação e amizade entre a cidade de Elvas e a alemã de Buckeburg decorreu ao final da manhã nos Paços do Concelho da Câmara de Elvas.

O documento que oficializou esta relação foi assinado pelo Presidente da Câmara Municipal de Elvas e pelo seu homólogo Axel Wohlmeguth, presidente da Câmara de Buckeburg.

A ligação entre estas duas cidades é justificada pela presença do Conde de Lippe, responsável pelo projeto do Forte da Graça, executado pela mão do próprio, que tem ligação a Buckeburg, cidade onde se localiza a residência dos príncipes de Schaumburg-Lippe.

A ligação entre estas duas regiões remonta ao século XVIII, quando o Conde de Lippe, militar e político alemão, esteve ao serviço do Exército Português, tendo sido o responsável pelo projeto do Forte da Graça e pela sua execução.

Este aspeto histórico assume particular relevância, uma vez que as inovações militares promovidas pelo Conde de Schaumburg-Lippe em Elvas fazem hoje parte do património militar reconhecido pela UNESCO como Património Mundial.

Rondão Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Elvas, lembrou que a “descoberta” e desenvolvimento desta ligação se ficou a dever, em muito, ao elvense Jacinto César:

“Uma palavra de especial agradecimento ao professor Jacinto César, um dos responsáveis por “descobrir” esta ligação do Conde de Lippe às duas localidades e que encetou esforços para unir estas duas cidades, sendo exemplo disso, as várias visitas feitas pelo presidente de Buckeburg à nossa cidade nos últimos anos”, referiu.

O Presidente de Elvas reforçou as semelhanças existentes entre as duas regiões:

“Ao olharmos para as nossas cidades, apesar da distância geográfica, é fácil perceber as muitas semelhanças que nos aproximam.

Elvas, com as suas imponentes fortificações, é um símbolo de resiliência e história, tendo desempenhado um papel fulcral na defesa de Portugal ao longo dos séculos.

Buckeburg é igualmente um testemunho de resistência e cultura, com o seu magnífico castelo e rica tradição histórica. Ambas as cidades orgulham-se dos seus monumentos e património cultural, que transcendem fronteiras e épocas, unindo-nos numa partilha comum de valorização do passado.

As nossas comunidades, por outro lado, têm também em comum uma forte ligação à terra e ao seu povo. Tanto Elvas como Buckeburg têm raízes profundas nas suas tradições, nas suas festas e na sua gastronomia, que são reflexo da alma das suas gentes. A celebração das nossas origens e o orgulho nas nossas tradições serão, sem dúvida, um ponto de encontro neste novo capítulo de cooperação.

O protocolo que hoje assinámos não é apenas um ato simbólico; é, acima de tudo, um compromisso com o futuro. Um compromisso de intercâmbio cultural e educacional, que permitirá que as gerações vindouras de Elvas e Buckeburg conheçam e respeitem as suas culturas, línguas e tradições. Um compromisso de colaboração económica e social, que abrirá portas a novas oportunidades para os nossos cidadãos e que fortalecerá os laços entre as nossas economias locais”, afirmou o autarca.

Por sua vez, Axel Wohlmeguth, presidente da Câmara de Buckeburg, agradeceu as palavras e sublinhou que com a assinatura deste compromisso “é possível estabelecer pontes e encurtar distâncias entre os dois territórios, à semelhança do que aconteceu há séculos”.

BÜCKEBURG E A CIDADE PORTUGUESA DE ELVAS

Entre os vários aspetos inseridos neste protocolo há a assinalar a colaboração em ações destinadas a fortalecer laços de amizade e cooperação, nos campos da cultura, educação, economia, digitalização, informação, turismo e intercâmbio turístico virtual, com vista ao desenvolvimento de ambas as Municipalidades e ao entendimento entre ambas as comunidades.

A troca de informações e experiências nas mais variadas áreas da governação municipal, nomeadamente cultura, desporto, arte, economia, educação, turismo, apoio social, entre outras, para estabelecer e/ou aumentar estratégias políticas e planeamento municipal:

b) A criação de pontes culturais comuns que potenciem a economia de ambos os municípios;

c) A realização de iniciativas, atividades e projetos que possibilitem o apoio, fortalecimento, divulgação e valorização de ambas as cidades, no que diz respeito ao seu património histórico-cultural; explorando oportunidades para o intercâmbio virtual;

d) Participação em feiras, espetáculos, exposições e outras iniciativas, para divulgar projetos e atividades de interesse para ambas as cidades, iniciando e promovendo relações comerciais, culturais, empresariais ou outras.

A Municipalidade de Bückeburg e a Municipalidade de Elvas concordam em estimular o encontro e o intercâmbio entre cidadãos, associações, escolas, instituições, empresas e outros grupos da sociedade para facilitar o conhecimento e o enriquecimento recíproco.

About this author

0 comments

There are no comments for this post yet.

Be the first to comment. Click here.