O Agrupamento de Escolas nº 3 de Elvas foi distinguido esta semana com o selo de conformidade EQAVET. Este selo é uma certificação de qualidade concebida para reconhecer a Garantia da Qualidade na Educação e na Formação Profissional, em alinhamento com o quadro EQAVET.
Embora se trate de um instrumento europeu de adesão voluntária, o facto é que este passou a ser um dos elementos obrigatórios no compromisso que Portugal assumiu face à União Europeia, no âmbito do acesso a fundos comunitários.
O EQAVET é um instrumento a adotar de forma voluntária, que permite documentar, desenvolver, monitorizar, avaliar e melhorar a eficiência da oferta de EFP e a qualidade das práticas de gestão, implicando processos de monitorização regulares, envolvendo mecanismos de avaliação interna e externa, e relatórios de progresso, estabelecendo critérios de qualidade e descritores indicativos que sustentam a monitorização e a produção de relatórios por parte dos sistemas e dos operadores de EFP, e evidenciando a importância dos indicadores de qualidade que suportam a avaliação, monitorização e garantia da qualidade dos sistemas e dos operadores de ensino e formação profissional (EFP).


A Escola Secundária D. Sancho II de Elvas desde sempre considerou que um sistema de garantia de qualidade é fundamental para resolver várias dificuldades que os sistemas de ensino e formação atravessam, consubstanciando‑se como um mecanismo de apoio ao ensino e formação. Por este facto assumiu o compromisso de se submeter a esta primeira certificação.
A avaliação externa à Escola realizou-se no dia 23 de junho. Durante esta auditoria, a equipa sublinhou o envolvimento da direção da Escola e dos stakeholders internos assim como a disponibilidade dos stakeholders externos para participar e contribuir para a reflexão sobre as questões da qualidade da oferta formativa da escola. Este envolvimento foi reforçado pelo empenho da direção e dos docentes no processo de alinhamento com o Quadro EQAVET. Salientou ainda que a Escola elege como orientação estratégica a formação de recursos humanos qualificados que respondam à s necessidades da comunidade e da região em que se insere, considerando o desenvolvimento integrado do paÃs e a sua inserção no espaço europeu.
Por tudo isto, a equipa de auditoras considerou atribuir a classificação máxima à Escola na quase totalidade dos parâmetros em avaliação e conferir o selo de qualidade para o próximo triénio.












There are no comments for this post yet.
Be the first to comment. Click here.