ActualRegional
3 Agosto, 2016

Convento de São Paulo a caminho de ser hotel

Na manhã desta quarta-feira, dia 3 de agosto, os Ministérios da Economia, Cultura, Finanças e a Câmara Municipal de Elvas assinaram um memorando de entendimento, no âmbito da iniciativa conjunta de “Valorização do Património”.

O Convento de São Paulo, em Elvas, é o primeiro edifício público a integrar o programa “Valorização do Património” do governo português.

O Ministro da Economia, Secretário de Estado da Cultura e Secretário de Estado do Turismo visitaram o edifício militar, que se encontra atualmente degradado.

Ao abrigo deste programa prevê-se a instalação e exploração de uma unidade hoteleira neste Convento de arquitetura religiosa do século XVII, conceção e execução do projeto de reabilitação e ampliação do edifício.

Estima-se um investimento privado superior a cinco milhões de euros, com um período de concessão por quarenta anos.

O concurso para a concessão do Convento de São Paulo já está publicado em Diário da República, desde o passado dia 29 de julho. Até meados de outubro, os possíveis investidores têm a possibilidade de analisar o caderno de encargos, o programa de concurso e apresentar as suas propostas. Posteriormente haverá uma análise pelas entidades competentes das propostas apresentadas.

De acordo com o município elvense já há mais do que um interessado privado em concorrer a esta concessão e recuperação do Convento de São Paulo, em Elvas, para que o mesmo se possa transformar numa unidade hoteleira.

O município de Elvas comprometeu-se a conduzir o concurso público para a atribuição a uma entidade privada do direito de explorar no Convento, com a contrapartida da respetiva requalificação, uma atividade económica de natureza lucrativa na área da hotelaria.

Na manhã desta quarta-feira, dia 3 de agosto, os Ministérios da Economia, Cultura, Finanças e a Câmara Municipal de Elvas assinaram um memorando de entendimento, no âmbito da iniciativa conjunta de “Valorização do Património”.

A concessão do Convento de São Paulo a privados para a sua reabilitação é uma medida do Governo integrada na criação de uma bolsa de edifícios históricos (património) a serem concessionados a privados (nacionais e estrangeiros) para investimento através de concurso. Durante o mês de agosto será feita a apresentação da lista dos primeiros dez imóveis e até ao final do ano serão divulgados mais de vinte imóveis que serão incluídos no projeto.

About this author

0 comments

There are no comments for this post yet.

Be the first to comment. Click here.