O protocolo para a reestruturação do Serviço Ambulatório do Hospital de Santa Luzia, em Elvas, em Clínica de Alta Resolução foi oficializado esta terça-feira, dia 6 de junho.
Esta Clínica de Alta Resolução, em conformidade com as orientações das redes de referenciação hospitalar, pode assegurar, anualmente, 35 a 40 mil consultas hospitalares, 5500 exames especiais (dos quais 1200 de gastrenterologia) e 2200 cirurgias.


Vítor Silva; Vera Escoto; Luís Mourinha; Nuno Mocinha e Ricardo Pinheiro
A reestruturação do Serviço Ambulatório do Hospital de Santa Luzia, em Elvas, em Clínica de Alta Resolução prevê-se estar concluída em março de 2018 e o espaço a ser utilizado irá ocupar o atual Serviço de Ambulatório e parcialmente o serviço de ortopedia.


Vera Escoto: “Rentabilizar tempo, melhorar serviços e reduzir lista de espera”


De acordo com Vera Escoto, vogal executiva do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA), a Clínica de Alta Resolução permitirá “a realização de exames de forma mais coordenada, mais segura e no mesmo dia (…) desta forma, poderemos otimizar os recursos, ter menos gastos e reduzir as listas de espera”.
De acordo com a médica, as melhorias alcançadas com esta nova tipologia, poderá prossupor “uma chamada de recursos humanos, que é o que desejamos”.
Vítor Silva: “Passamos de 4 para 10 atendimentos em simultâneo”


Vítor Silva, cirurgião, admitiu que a nova clínica de Alta Resolução a implementar no Hospital de Elvas permitirá aumentar o atual atendimento de quatro doentes em simultâneo no ambulatório para dez doentes.
A autonomia do espaço permitirá de igual modo “uma vigilância de enfermagem segura reduzindo a pressão no internamento”.
Autarcas satisfeitos


A Clínica de Alta Resolução irá servir os utentes dos municípios de Arronches, Campo Maior, Elvas, Monforte, Sousel, Alandroal, Borba, Estremoz e Vila Viçosa.


Nuno Mocinha, presidente da Câmara Municipal de Elvas, reconheceu que ao se apostar na otimização dos equipamentos e recursos, “os utentes vão ter melhores condições de atendimento”.
A Clínica de Alta Resolução a implementar no Hospital de Elvas resulta de uma parceria entre a a Administração Regional de Saúde do Alentejo, a Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA), a Coração Delta – Associação de Solidariedade Social e os municípios de Arronches, Campo Maior, Elvas, Monforte, Sousel, Alandroal, Borba, Estremoz e Vila Viçosa.
Esta reestruturação tem um valor total de investimento de um milhão de euros, estando prevista uma comparticipação financeira do Programa Operacional Regional Alentejo 2020 de 850 mil euros. A contrapartida nacional é de 150 mil euros e é assegurada pela ULSNA (30 mil euros), Coração Delta (10 mil euros) e os nove municípios (num valor global de 110 mil euros, em nove partes proporcionais às populações de cada concelho).













There are no comments for this post yet.
Be the first to comment. Click here.