ActualRegional
6 Junho, 2017

Clínica de Alta Resolução chega ao Hospital de Elvas em 2018

A Clínica de Alta Resolução irá servir os utentes dos municípios de Arronches, Campo Maior, Elvas, Monforte, Sousel, Alandroal, Borba, Estremoz e Vila Viçosa.

O protocolo para a reestruturação do Serviço Ambulatório do Hospital de Santa Luzia, em Elvas, em Clínica de Alta Resolução foi oficializado esta terça-feira, dia 6 de junho.

Esta Clínica de Alta Resolução, em conformidade com as orientações das redes de referenciação hospitalar, pode assegurar, anualmente, 35 a 40 mil consultas hospitalares, 5500 exames especiais (dos quais 1200 de gastrenterologia) e 2200 cirurgias.

Vítor Silva; Vera Escoto; Luís Mourinha; Nuno Mocinha e Ricardo Pinheiro

A reestruturação do Serviço Ambulatório do Hospital de Santa Luzia, em Elvas, em Clínica de Alta Resolução prevê-se estar concluída em março de 2018 e o espaço a ser utilizado irá ocupar o atual Serviço de Ambulatório e parcialmente o serviço de ortopedia.

Vera Escoto: “Rentabilizar tempo, melhorar serviços e reduzir lista de espera”

De acordo com Vera Escoto,  vogal executiva do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA), a Clínica de Alta Resolução permitirá “a realização de exames de forma mais coordenada, mais segura e no mesmo dia (…) desta forma, poderemos otimizar os recursos, ter menos gastos e reduzir as listas de espera”.

De acordo com a médica, as melhorias alcançadas com esta nova tipologia, poderá prossupor “uma chamada de recursos humanos, que é o que desejamos”.

Vítor Silva: “Passamos de 4 para 10 atendimentos em simultâneo”

Vítor Silva, cirurgião, admitiu que a nova clínica de Alta Resolução a implementar no Hospital de Elvas permitirá aumentar o atual atendimento de quatro doentes em simultâneo no ambulatório para dez doentes.

A autonomia do espaço permitirá de igual modo “uma vigilância de enfermagem segura reduzindo a pressão no internamento”.

Autarcas satisfeitos

A Clínica de Alta Resolução irá servir os utentes dos municípios de Arronches, Campo Maior, Elvas, Monforte, Sousel, Alandroal, Borba, Estremoz e Vila Viçosa.

Nuno Mocinha, presidente da Câmara Municipal de Elvas, reconheceu que ao se apostar na otimização dos equipamentos e recursos, “os utentes vão ter melhores condições de atendimento”.

A Clínica de Alta Resolução a implementar no Hospital de Elvas resulta de uma parceria entre a a Administração Regional de Saúde do Alentejo, a Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA), a Coração Delta – Associação de Solidariedade Social e os municípios de Arronches, Campo Maior, Elvas, Monforte, Sousel, Alandroal, Borba, Estremoz e Vila Viçosa.

Esta reestruturação tem um valor total de investimento de um milhão de euros, estando prevista uma comparticipação financeira do Programa Operacional Regional Alentejo 2020 de 850 mil euros. A contrapartida nacional é de 150 mil euros e é assegurada pela ULSNA (30 mil euros), Coração Delta (10 mil euros) e os nove municípios (num valor global de 110 mil euros, em nove partes proporcionais às populações de cada concelho).

About this author

0 comments

There are no comments for this post yet.

Be the first to comment. Click here.