A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) realizou a formação do grupo de 14 jovens educadores, no âmbito do projeto “Recognize & Change.
O grupo terá a missão de trabalhar a temática da diversidade e discriminação.
“Recognize & Change”
O “Recognize & Change” iniciou a sua ação em 2018, tem a duração de três ano e é co-financiado pela Comissão Europeia – DG EuropeAid.
Envolve parceiros do Brasil, Bulgária, Cavo Verde, Espanha, França, Grécia, Itália e Roménia, sendo a CIMAA a entidade que representa Portugal neste projeto.
O “Recognize & Change” tem como público-alvo, especificamente, jovens dos 11 a 30 anos, e o seu objetivo é aumentar a consciencialização sobre as diferentes formas de violência e discriminação, particularmente as relacionadas às origens culturais, migratórias e de género, incentivando a participação ativa na divulgação de uma cultura inclusiva e não discriminatória. Juntos vamos construir uma cultura de confiança.
Atividades e workshops direcionadas aos alunos do ensino básico


O primeiro ano do projeto foi dedicado à temática da “Identidade e Relações” e em 2019 o “Recognize & Change” focará a sua ação na temática da “Diversidade e Discriminação” e as suas atividades e workshops serão direcionadas aos alunos do ensino básico.
Escolas de Campo Maior, Monforte e Portalegre
Dando continuidade à disseminação do projeto no seu segundo ano de ação, e com o objetivo de envolver o maior número possível de jovens, a equipa do Recognize & Change da CIMAA tem vindo a realizar reuniões de apresentação do projeto com as direções e professores dos Agrupamentos de Escolas de Campo Maior, Monforte e Portalegre, os quais irão este ano integrar o projeto e receber os workshops dos jovens educadores.
A realização da formação dedicada aos jovens educadores é um momento importante nas atividades do projeto, e permitiu que, usando técnicas e dinâmicas de educação não-formal, este grupo de jovens se preparasse para a realização dos workshops que têm início já esta semana.
Jovens educadores trabalham temáticas com os alunos


O papel dos jovens educadores é trabalhar estas temáticas com os alunos, motivando-os para a reflexão e discussão da temática da diversidade e discriminação.
Gonçalo Lagem: “Cultura mais inclusiva e não discriminatória”


Na sessão de abertura da formação, o vice-presidente da CIMAA, Gonçalo Lagem, deu as boas-vindas aos jovens educadores e abordou a importância deste projeto internacional, por permitir que “possamos todos, e de um modo global, refletir sobre estas questões que são transversais a todas as culturas, e aumentar a consciencialização da nossa sociedade para desenvolver uma cultura mais inclusiva e não discriminatória”.
O responsável político deixou ainda um desafio ao grupo de jovens educadores para que encarem este projeto como uma missão e “deixem a vossa marca na sociedade através do trabalho que vão poder desenvolver com este projeto, para que, juntos, possamos construir uma cultura de confiança”.











There are no comments for this post yet.
Be the first to comment. Click here.