ActualRegional
12 Março, 2019

CIMAA forma jovens educadores

Workshops sobre discriminação para jovens educadores, no âmbito do “Recognize & Change”.

A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) realizou a formação do grupo de 14 jovens educadores, no âmbito do projeto “Recognize & Change.

O grupo terá a missão de trabalhar a temática da diversidade e discriminação.

“Recognize & Change”

O “Recognize & Change” iniciou a sua ação em 2018, tem a duração de três ano e é co-financiado pela Comissão Europeia – DG EuropeAid.

Envolve parceiros do Brasil, Bulgária, Cavo Verde, Espanha, França, Grécia, Itália e Roménia, sendo a CIMAA a entidade que representa Portugal neste projeto.

O “Recognize & Change” tem como público-alvo, especificamente, jovens dos 11 a 30 anos, e o seu objetivo é aumentar a consciencialização sobre as diferentes formas de violência e discriminação, particularmente as relacionadas às origens culturais, migratórias e de género, incentivando a participação ativa na divulgação de uma cultura inclusiva e não discriminatória.  Juntos vamos construir uma cultura de confiança.

Atividades e workshops direcionadas aos alunos do ensino básico

O primeiro ano do projeto foi dedicado à temática da “Identidade e Relações” e em 2019 o “Recognize & Change” focará a sua ação na temática da “Diversidade e Discriminação” e as suas atividades e workshops serão direcionadas aos alunos do ensino básico.

Escolas de Campo Maior, Monforte e Portalegre

Dando continuidade à disseminação do projeto no seu segundo ano de ação, e com o objetivo de envolver o maior número possível de jovens, a equipa do Recognize & Change da CIMAA tem vindo a realizar reuniões de apresentação do projeto com as direções e professores dos Agrupamentos de Escolas de Campo Maior, Monforte e Portalegre, os quais irão este ano integrar o projeto e receber os workshops dos jovens educadores.

A realização da formação dedicada aos jovens educadores é um momento importante nas atividades do projeto, e permitiu que, usando técnicas e dinâmicas de educação não-formal, este grupo de jovens se preparasse para a realização dos workshops que têm início já esta semana.

Jovens educadores trabalham temáticas com os alunos

O papel dos jovens educadores é trabalhar estas temáticas com os alunos, motivando-os para a reflexão e discussão da temática da diversidade e discriminação.

Gonçalo Lagem: “Cultura mais inclusiva e não discriminatória”

Na sessão de abertura da formação, o vice-presidente da CIMAA, Gonçalo Lagem, deu as boas-vindas aos jovens educadores e abordou a importância deste projeto internacional, por permitir que “possamos todos, e de um modo global, refletir sobre estas questões que são transversais a todas as culturas, e aumentar a consciencialização da nossa sociedade para desenvolver uma cultura mais inclusiva e não discriminatória”.

O responsável político deixou ainda um desafio ao grupo de jovens educadores para que encarem este projeto como uma missão e “deixem a vossa marca na sociedade através do trabalho que vão poder desenvolver com este projeto, para que, juntos, possamos construir uma cultura de confiança”.

 

 

About this author

0 comments

There are no comments for this post yet.

Be the first to comment. Click here.