A 28 de março de 2007 nasceu na vila de Campo Maior, pelas mãos do Comendador Rui Nabeiro, um Centro Educativo pioneiro no desenvolvimento da criatividade das crianças.
Desde muito cedo, logo a partir do pré-escolar, foi dada a estas crianças a possibilidade de aprenderem – fazendo, de descobrirem o seu espÃrito empreendedor e testarem a sua capacidade de risco desenvolvendo ideias para mudarem o mundo.
O Centro Educativo Alice Nabeiro é há dez anos “o ninho” onde crescem as sucessivas gerações de empreendedores na região.
As crianças, dos 3 aos 12 anos, têm a possibilidade de experimentar vária áreas do conhecimento, através das oficinas existentes:
“Um Pouco de Escola”; “Biblioteca”; “Espaço Ciência”; “Artes Visuais”; “Expressão Dramática”; “Música”; “Informática”; “Culinária e Doçaria” e “Sala Primavera”.
No espaço Ciência encontramos verdadeiros craques na área da robótica. Estes alunos venceram a RoboRave Ibérica (Badajoz) 2016.
Ao desenvolverem estas atividades, os “pequenos génios” estão a trabalhar competências como a mecânica, programação, matemática, criatividade e lÃnguas.
A passagem pelo Centro Educativo Alice Nabeiro tem verdadeiro impato na vida destes jovens e na forma como estes percecionam a realidade e constroem os seus objetivos futuros.
Testemunhos:Â
Rafael Pepê (11 anos) : “O Centro Educativo ajudou-me a compreender melhor a vida”.
Pontes de Esparguete: Um desafio à Criatividade
Recorrendo à teoria de Newton e à lei da Gravidade, Rafael e os colegas construÃram pontes de esparguete com um objetivo concreto.
“Os engenheiros utilizam esta técnica das pontes de esparguete para depois transporem para as pontes reais. Constroem pontes de esparguete e utilizam matemática, através da regra de três simples e comparam com o ferro (material utilizado na construção das pontes)”.
O objetivo desta construção é incentivar as capacidades criativas dos alunos, aumentando o seu interesse pela criatividade, investigação e pela busca de soluções engenhosas para determinados problemas.
Crescer em Vocação
Crescer em vocação e descobrir o talento de cada um e potenciá-lo é o objetivo.
Carlos Pepê, professor coordenador da equipa pedagógica do Centro Educativo Alice Nabeiro, defende que o facto de as crianças terem uma multiplicidade de experiências irá proporcionar escolhas mais conscientes no futuro.
“Isso faz com que elas percebam que têm talento e  são capazes de fazer coisas aumentado a sua auto-estima e espÃrito de coesão. As crianças do Centro são meninos e meninas motivadas”.
Empreendedorismo: Palavra Chave
Tornar as crianças que frequentam o Centro Educativo Alice Nabeiro, em Campo Maior, os futuros empreendedores da região é uma das principais premissas do Centro Educativo.
“Quando começámos era pioneiro e inovador e ninguém falava de empreendedorismo. Estávamos no inÃcio da crise em Portugal e, foi nessa altura, que se começou a falar de espÃrito empreendedor por uma necessidade de empregabilidade. O que aconteceu foi que nós já estávamos no terreno. Nós (Centro Educativo) estávamos a dar uma resposta que o nosso paÃs ainda nem pensava nela e a começar pelas bases (as crianças)”.
Centro é exemplo no PaÃs e na Europa
Atualmente, o exemplo pedagógico do Centro Educativo Alice Nabeiro, através do Manuel do Empreendedorismo – Ter Ideias para Mudar o Mundo, já foi replicado em várias zonas do paÃs e reconhecido pelo seu carácter inovador na Europa como um dos mais inspiradores pela OCDE – Organização de Cooperação e Desenvolvimento Económico.
DionÃsia Gomes, Coordenadora da Associação Coração Delta, faz um balanço muito positivo destes dez anos de vida do Centro Educativo, defendendo que o mesmo cumpriu os objetivos a que se propôs.
“Neste momento estamos com 180 crianças no Centro Educativo e as metodologias que estamos a aplicar e o crescimento que vimos neles é notório”.
Brevemente Centro Educativo apostará na Neuroeducação
Num futuro próximo, o Centro Educativo Alice Nabeiro irá apostar na NeuroEducação.
Neuroeducação é um campo interdisciplinar que combina a neurociência, psicologia e educação para criar melhores métodos de ensino e currÃculos.
There are no comments for this post yet.
Be the first to comment. Click here.