A Secretária de Estado da Saúde, Margarida Tavares visitou na manhã desta segunda-feira, 3 de abril, o Centro de Saúde e Urgências de Estremoz.


O Presidente daquela autarquia, José Daniel Sádio, recebeu a governante nesta visita que está integrada na iniciativa do Ministério da Saúde “Saúde Aberta”.




No final, o autarca fez um balanço bastante positivo da visita e sublinhou a importância da mesma, na medida em que significa um reforço nos contatos de proximidade entre todas as entidades evolvidas:
“Quero reconhecer que este trabalho de proximidade da tutela com a realidade local, entre centros de saúde e autarquias, por que estamos ainda num processo de transferência de competências, é fundamental para perceber como é que as coisas se estão a processar e o que ainda há a aperfeiçoar”.


José Daniel Sádio ressalvou ainda a relevância do trabalho desenvolvido no Centro de Saúde e Urgências de Estremoz para a população.
“Temos uma Unidade de Saúde da qual nos podemos orgulhar com excelentes profissionais de saúde. Nunca se tem tudo resolvido, mas há por parte do Centro de Saúde, da Autarquia e da tutela a consciência que este é um centro vital para o nosso concelho e para a nossa região do Alentejo. Para além da consciência que temos e orgulho no bom trabalho que aqui é desenvolvido, temos de continuar o caminho da proximidade e dando as respostas necessárias às pessoas”.




Por sua vez, a Secretária de Estado da Saúde, Margarida Tavares explicou o motivo da visita e o balanço que fez da mesma.
“Visitamos uma região durante um dia para conhecermos as pessoas, falarmos com os profissionais de saúde e autarcas, com o objetivo de conhecermos as dificuldades e, para o fundo, ficarmos com um retrato da saúde na região.
Aqui, concretamente, já houve assinatura e transferência de competências nesta área para a autarquia . o processo foi-nos descrito. Correu bem e, agora, queria conhecer as pessoas e a estrutura”.
A governante reconheceu a importância desta ação nas tomadas de decisão: “É muito difícil pensar nas soluções , tomar decisões, sem conhecer o terreno”.




O Centro de Saúde de Estremoz tem as valências de urgência e ambulatório, sendo o Hospital de referência o Espírito Santo em Évora.
No caso de Estremoz, a transferência de competências na área da saúde inclui um “envelope financeiro” de cerca de 400 mil euros anuais.

















There are no comments for this post yet.
Be the first to comment. Click here.