O Castelo de Terena, no concelho de Alandroal, vai finalmente avançar para obras de recuperação e conservação. O anúncio foi feito pelo Presidente da Câmara Municipal de Alandroal, João Grilo, que confirmou um investimento superior a um milhão de euros para a primeira fase de intervenção.
“Isto não é uma promessa, vai ser uma realidade”, sublinhou o autarca numa publicação, explicando que os trabalhos incluem a reabilitação das muralhas, a criação de acessibilidades, melhorias de segurança, infraestruturas para a realização de eventos e ainda a instalação de iluminação cénica. Parte do financiamento já está assegurada através do programa Alentejo 2030.


Esta intervenção marca o arranque do plano global de valorização de Terena. Recorde-se que, em 2024, João Grilo já tinha adiantado em entrevista na Perspetiva (ler AQUI) que a estratégia de desenvolvimento da vila assentaria em três grandes eixos: a requalificação do Castelo, a construção de um museu de raiz dedicado ao deus Endovélico e à cultura do concelho, e a recuperação do núcleo histórico da antiga Misericórdia e dos espaços do antigo concelho.
Segundo o autarca, a recuperação do Castelo representa um investimento direto de mais de um milhão de euros, mas quando somado ao futuro museu e à reabilitação do núcleo histórico, o valor global ascende aos 6 a 7 milhões de euros.
O calendário avançado em 2024 apontava para que as obras pudessem estar no terreno em 2025, após a conclusão dos projetos técnicos e concursos públicos. Agora, em setembro de 2025, o processo encontra-se em desenvolvimento, confirmando que os trabalhos de valorização de um dos principais símbolos patrimoniais do concelho estão efetivamente em marcha.













There are no comments for this post yet.
Be the first to comment. Click here.